Por que Souriau?

Authors

  • Daisi Malhadas Author

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.7..147-160

Keywords:

Souriau, situações dramáticas, modelo actancial, situations dramatiques, modele actantiel.

Abstract

Resumo: A proposta deste artigo é mostrar o interesse de se estudar As duzentas mil situações dramáticas, de Etienne Souriau. Primeiramente, porque a obra não propõe apenas um modelo actancial formal de situações dramáticas, mas lhes examina as funções dramatúrgicas segundo critérios estéticos. Trata-se, além disso, de uma teoria endereçada a dramaturgos, mas que é também útil à análise crítica e à encenação de peças.

Palavras-chave: Souriau; situações dramáticas; modelo actancial.

Résumé: Cet article a pour but de montrer l’intérêt d’étudier Les deux cent mille situations dramatiques d’Etienne Souriau. D’abord, parce que cet ouvrage ne propose pas qu’un modele actantiel formei de situations drama tiques, mais en exami­ ne les fonctions dramaturgiques selon des critêres esthétiques. Il s’agit, en outre, d’une théorie utile à l’exercice dramaturgique, aussi bien qu’à l’évaluation critique et à la mise en scene de pieces.

Mots-clés: Souriau; situations dramatiques; modele actantiel.

Downloads

Download data is not yet available.

References

FACHIN, Lídia. Théâtre et éducation chez George Sand. 1984. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1984.

GREIMAS, Algirdas- Julien. Semântica Estrutural, Pesquisa de método. Trad. Haquira Osakabe e Izidoro Blikstein, São Paulo: Cultrix; EDUSP, 1976.

ISSACHAROFF, Michael. Le spectacle du discours. Paris: Librairie José Corti, 1985.

MONOD, Richard. Les textes de théâtre. Paris: CEDIC, 1977.

PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia. Construção do personagem. São Paulo: Ática, 1989.

PAVIS, Patrice. Problemes de sémiologie théâtrale. Québec: Les Presses de l’Université du Québec, 1976.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à análise do teatro. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

SOURIAU, Etienne. As duzentas mil situações dramáticas. Trad. Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Ática, 1993.

UBERSFELD, Anne. Le Roi et le Bouffon, Étude sur le théâtre de Hugo de 1830 a 1839. Paris: Librairie José Corti, 1974.

UBERSFELD, Anne. Lire le théâtre. Paris: Éditions Sociales, 1978.

Published

2000-12-31

Issue

Section

Dossiê - Teatro e Crítica Teatral - Diálogo

How to Cite

Malhadas, D. (2000). Por que Souriau?. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 7, 147-160. https://doi.org/10.17851/2317-2096.7..147-160