Estudos literários no Brasil: frestas para uma crítica da experiência

Autores/as

  • Ligia Gonçalves Diniz Universidade Federal de Minas Gerais Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.3.189-208

Palabras clave:

crítica literária, imaginação, leitura, experiência estética

Resumen

Neste artigo, apresento uma análise de abordagens contemporâneas da crítica literária brasileira, com vistas à abertura do campo a uma abordagem que se centre na experiência afetiva de leitura. A história da teoria e crítica literária brasileira das últimas décadas pode ser contada, em boa parte, pela tensão entre a defesa de uma literatura mimética ou social e uma produção mais voltada à forma e aos “segredos” da linguagem, sobrando pouco espaço para uma leitura de imaginação. Procuro pensar, assim, se a produção acadêmica contemporânea está de alguma forma preocupada, ou abre espaço para se pensar a literatura a partir de seu público real e potencial: leitores não profissionais e leitores em formação.

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Biografía del autor/a

  • Ligia Gonçalves Diniz, Universidade Federal de Minas Gerais
    Doutora em Literatura pela Universidade de Brasília.

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Publicado

2019-09-30

Número

Sección

Dossiê – Teoria e Crítica Literária no Tempo Presente

Cómo citar

Diniz, L. G. (2019). Estudos literários no Brasil: frestas para uma crítica da experiência. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 29(3), 189-208. https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.3.189-208