“Sou todos eles?”

As ondas de Virginia Woolf como autobiografia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.55128

Keywords:

Virginia Woolf, autobiografia, ficção, subjetividade

Abstract

Neste ensaio, partimos dos escritos abertamente autobiográficos de Virginia Woolf, como “Um esboço do passado” (1976), a fim de analisar a postura experimental da escritora em relação ao gênero literário, de modo a pensar como esses aspectos transgressivos aparecem em sua ficção, notadamente em As ondas (1931). Defendemos, com a pesquisadora woolfiana Christine Froula (2005), que o romance poderia ser lido como uma autobiografia, não nos termos da vida material e empírica de Woolf, mas do nascimento de uma subjetividade fluida e fragmentada da escritora enquanto artista. Recorreremos aos teóricos do gênero autobiográfico para entender como a autobiografia tradicional é erigida sobre a crença na verdade e em um “eu” indivisível, cognoscível e masculino. Nesse movimento, discutimos como os textos modernistas e woolfianos desafiam essa ideia autoritária de autor autobiográfico. Apontaremos exemplos de transgressões de gênero nas memórias e diários de Woolf para finalmente retratar como isso também mobiliza sua ficção.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ABEL, Elizabeth. Spaces of Time: Virginia Woolf’s Life-Writing. In: DIBATTISTA, Maria; WHITMAN, Emily O. (ed.). Modernism and Autobiography. New York: Cambridge University Press, 2014. p. 55-68.

BALE, Anthony. Introduction. In: KEMPE, Margery. The Book of Margery Kempe. Oxford: Oxford University Press, 2015. p. ix-xxxiii.

BENSTOCK, Shari. Authorizing the Autobiographical. In: SMITH, Sidonie; WATSON, Julia. (ed.). Women, Autobiography, Theory: A Reader. Madison: The University of Wisconsin Press, 1988. p. 145-155.

BENSTOCK, Shari. The Female Self Engendered: Autobiographical Writing and Theories of the Self. In: BROWNLEY, Martine Watson; KIMMICH, Allison B. (ed.). Women and Autobiography. Wilmington: Scholarly Resource Inc., 1999. p. 3-13.

BRAIDOTTI, Rosi. Nomadic Theory. New York: Columbia University Press, 2011.

BRIGGS, Julia. Virginia Woolf: An Inner Life. London: Penguin Books, 2005.

BROWNLEY, Martine Watson; KIMMICH, Allison B. Introduction. In: BROWNLEY, Martine Watson; KIMMICH, Allison B. (ed.). Women and Autobiography. Wilmington: Scholarly Resource Inc., 1999. p. XI-XIV.

FROULA, Christine. A Fin in a Waste of Waters: Women, Genius, Freedom in Orlando, A Room of One’s Own, and The Waves. In: FROULA, Christine. Virginia Woolf and the Bloomsbury Avant-Garde. New York: Columbia University Press, 2005. p. 175-212.

GOLDMAN, Jane. The Feminist Aesthetics of Virginia Woolf: Modernism, Post-Impressionism, and the Politics of the Visual. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

LEE, Hermione. Virginia Woolf. New York: Vintage Books, 1996.

LEJEUNE, Philippe. Le Pacte Autobiographique. Paris: Éditions du Seil, 1975.

MARCUS, Laura. Autobiography: A Very Short Introduction. Oxford: Oxford University Press, 2018.

MINOW-PINKNEY, Makiko. Virginia Woolf and the Problem of the Subject: Feminine Writing in the Major Novels. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2010.

ONIONS, Charles Talbut. The Oxford Dictionary of English Etymology. Oxford: Oxford University Press, 1966.

SMITH, Sidonie; WATSON, Julia. Introduction: Situating Subjectivity in Women’s Autobiographical Practices. In: SMITH, Sidonie; WATSON, Julia. (ed.). Women, Autobiography, Theory: A Reader. Madison: The University of Wisconsin Press, 1998. p. 3-56.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Translator’s Preface. In: DERRIDA, Jacques. Of Grammatology. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2016. p. xxvii-cxiii.

TROCOLI, Flavia. A inútil paixão do ser: figurações do narrador moderno. Campinas: Mercado das Letras, 2015.

VIANA, Maria Rita Drumond; DALMASO, Renata Lucena; MORAIS, Juliana Borges Oliveira de. Life Writing Across Genres and at the Intersections of Alterity. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 74,

p. 11-17, 2021.

WOOLF, Virginia. A Room of One’s Own. London: Collector’s Library, 2014.

WOOLF, Virginia. A Sketch of the Past. In: SCHULKIND, Jeanne (ed.). Moments of Being. New York: Mariners Books, 1976. p. 64-159.

WOOLF, Virginia. Jane Eyre and Wuthering Heights. In: MCNEILLIE, Andrew (ed.). The Common Reader. Orlando: Harcourt Inc., 1953. p. 155-161.

WOOLF, Virginia. The Diary of Virginia Woolf: Volume One: 1915-1919. Edited by Annie Olivier Bell. Orlando: Harcourt Inc., 1977.

WOOLF, Virginia. The Diary of Virginia Woolf: Volume Three: 1925-1930. Edited by Annie Olivier Bell. Orlando: Harcourt Inc., 1980.

WOOLF, Virginia. The Diary of Virginia Woolf: Volume Two: 1920-1924. Edited by Annie Olivier Bell. Orlando: Harcourt Inc., 1978.

WOOLF, Virginia. The Waves. Hertfordshire: Wordsworth Editions, 2000.

WOOLF, Virginia. To the Lighthouse. London: Collector’s Library, 2004.

Downloads

Published

2025-06-30

Issue

Section

Dossiê: James Joyce e Virginia Woolf: Experiências, limites e redefinições do modernismo

How to Cite

Muniz Pivanti, M., & Ferreira de Pinho, D. (2025). “Sou todos eles?”: As ondas de Virginia Woolf como autobiografia. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 35(2), 115-129. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.55128