Literature and History: Crime and Capital Punishment in the Nineteenth Century
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.20.3.35-46Keywords:
França, guilhotina, narrativa de condenadosAbstract
O romance Le Dernier jour d’un condamné, de 1829, do escritor francês Victor Hugo, coloca em cena um crime qualquer de um criminoso sem nome, cuja punição é a pena capital, através da prática da guilhotina. O texto traduz os reflexos da Revolução Francesa e do período do Terror no cotidiano e nos hábitos de uma sociedade aficionada pelo crime, dividida entre medo e atração, e de uma literatura seduzida pela estética do horror e da violência enquanto possibilidades de expressão do belo, transpondo e enaltecendo, na ficção, todo tipo de crime e criminosos, cuja figura do herói criminoso se define entre realidade e ficção. Interessa-nos mostrar a imbricação da História e da Literatura presentes no texto, no qual o crime e sua punição funcionam como instrumento principal do discurso filosófico e político de Hugo contra a pena de morte. O autor termina por inscrever- se documentalmente na história da luta pela abolição da pena de morte, enquanto método praticado de punição ao crime.
Downloads
References
BARRETO, Junia. Figures de monstres dans l’œuvre théâtrale et romanesque de Victor Hugo. Lille: ANRT, 2008.
BURKE, Edmund. Uma investigação filosófica sobre a origem de nossas ideias do sublime e do belo. Tradução, apresentação e notas Enid Abreu Dobránszky. Campinas: Papirus, 1993.
COSTA, Sandrinne. La peine de mort: de Voltaire à Badinter. Éd. revue et corrigée. Présentation, notes, chronologie et dossier par Sandrine Costa. Paris: GF Flammarion, 2007. (Étonants Classiques.)
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 2000.
HUGO, Victor. Œuvres Complètes. 15 v. In: ______. v. Critique; v. Roman I. Édition publiée et établie sous la direction de Jacques Seebacher et Guy Rosa par le Groupe Hugo. Paris: Robert Laffont, Bouquins, 2002.
HUGO, Victor. Le dernier jour d’un condamné. Préface de Robert Badinter. Commentaires et notes de Guy Rosa. Paris: Le Livre de Poche, 1989. (Classiques de Poche.)
HUGO, Victor. O último dia de um condenado. Trad. Joana Canêdo. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.
LUCAS, Éliane. Étude sur Le dernier jour d’un condamné. Préface de Henri Leclerc. Paris: Ellipses, 2000. (Résonances.)
MARCANDIER-COLARD, Christine. Crimes de sang et scènes capitales: essai sur l’esthétique romantique de la violence. Paris: PUF, 1998.
PICON, Gaétan; PICON, Geneviève; BARGIEL, Réjane. Hugo: dessins. Paris: Gallimard, 1985.
PRAZ, Mario. La chair, la mort et le diable dans la littérature du XIXe siècle: le romantisme noir. Traduit de l’italien par Constance Thompson Pasquali. Paris: Denoël, 1977.
ROMAN, Myriam. Victor Hugo et le roman philosophique: du “drame dans les faits” au “drame dans les idées”. Paris: Honoré Champion, 1999.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2010 Junia Barreto (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).