“Calm Is Welcome for Those Who Have a Calm Life”: Political Images in the Play Erê para toda a Vida ou a Grande Omodé

Authors

  • Júlia Morena Costa Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.1.15-27

Keywords:

image, black theatre, politics, violence

Abstract

This essay aims to analyze the spectacular/dramatic text Erê para toda a vida ou a grande omodé (2015), from Bando de Teatro Olodum, regarding their political images. For that, I adopt the concepts of image used by Didi-Huberman and Benjamin and I proceed from the understanding of the spectacular/dramatic text studied as a powerful resistance to the black youth genocide addressed in the play, as of the aesthetic creation.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Júlia Morena Costa, Universidade Federal da Bahia

Júlia Morena Costa é doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduada em Letras também pela UFMG. Atualmente é professora Adjunto do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia.

References

ALEXANDRE, Marcos Antônio. Marcas da violência: vozes insurgentes no Teatro Negro brasileiro. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 2, n. 1, p. 123-147, jan./jun. 2012. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/presenca/article/viewFile/26168/18216. Acesso em: 11 nov. 2015.

ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS MILITARES DO ESTADO DA BAHIA. Nota de repúdio. 11 jan. 2016. Disponível em: http://www.aopmba.com.br/2012/?menu=noticias&id=1371. Acesso em: 15 jan. 2016.

BANDO de Teatro Olodum; RAMOS, Lázaro. Erê para toda a vida ou a grande omodé. Salvador, 2015. Caderno do espetáculo.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Tradução e coordenação de Willy Bolle. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado/UFMG, 2006.

DIDI-HUBERMAN, George. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed. 34, 1998.

‘É COMO um artilheiro em frente ao gol’, diz Rui Costa sobre ação da PM com doze mortos no Cabula. Correio, 6 fev. 2015. Disponível em: http://www.correio24horas.com.br/detalhe/noticia/e-como-um-artilheiro-em-frente-ao-gol-diz-rui-costa-sobre-acao-da-pm-com-treze-mortos-no-cabula/?cHash=29aec7dc0780c803119bd08a679425a9. Acesso em: 10 nov. 2015.

MOORE, Carlos. Racismo e sociedade: novas bases epistemológicas para entender o racismo. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007.

NATÁLIA, Lívia. Correntezas e outros estudos marinhos. Salvador: Editora Ogum’s Toques Negros, 2015.

WAISELFISZ, Julio Jacobo. Mapa da violência: mortes matadas por arma de fogo. Disponível em: www.juventude.gov.br/juventudeviva. Acesso em: 09 nov. 2015.

Published

2016-07-01

How to Cite

Costa, J. M. (2016). “Calm Is Welcome for Those Who Have a Calm Life”: Political Images in the Play Erê para toda a Vida ou a Grande Omodé. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 26(1), 15–27. https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.1.15-27

Issue

Section

Dossiê - Teatro e Política na América Latina