Margens da cena: Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.7..100-110Palabras clave:
Nelson Rodrigues, Vestido de noiva, frases na mídia, a margem e o texto, sentences in the media.Resumen
Resumo: Tomando como conceito operatório metalinguístico o “extraliterário”, as frases que Nelson Rodrigues divulgou nos meios de comunicação, procedeu-se ao levantamento de algumas características textuais e da encenação de sua peça Vestido de noiva.
Palavras-chave: Nelson Rodrigues; Vestido de noiva; frases na mídia: a margem e o texto.
Abstract: Taking the “extra-literary” as a metalinguistic operational concept the sentences used by Nelson Rodrigues in the media this paper surveys some of the textual and staging characteristics of Rodrigues’ Vestido de noiva.
Keywords: Nelson Rodrigues; Vestido de noiva; sentences in the media.Descargas
Referencias
ÁVILLA, Affonso (Org.). O modernismo. São Paulo: Perspectiva; Secretaria de Cultural Ciência e Tecnologia, 1975.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Brasiliense, 1993.
CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estrategias para entrar y salir de la modernidad. México: Grijalbo, 1990.
CASTRO, Ruy. O anjo pornográfico: a vida de Nelson Rodrigues. São Paulo: Companhia das
Letras, 1992.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Trad. Vera da Costa e Silva et al. 5.ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1991.
CURY, Maria Zilda Ferreira; CAMPOS, Edson Nascimento. Fontes primárias: saberes em movimento. Revista da Faculdade de Educação. São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, 1997.
CURY, Maria Zilda Ferreira. Platéia e palco: teatro nos anos 20 em Belo Horizonte. Varia Historia. Revista do Departamento de História da UFMG, Belo Horizonte, n. 17, mar. 1997.
DÓRIA, Gustavo A. Moderno teatro brasileiro: crônica de suas raízes. Rio de Janeiro: Serviço Nacional de Teatro, 1975.
DUARTE, Eduardo de Assis. Literatura e outros sistemas semióticos. In: VASCONCELOS, Maurício S.; COELHO, Haydée R. (Org.). 1000 rastros rápidos: (cultura e milênio). Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J.-B. Vocabulário de psicanálise. Trad. Pedro Tamen. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
MAGALDI, Sábato. Nelson Rodrigues: dramaturgia e encenações. São Paulo: Perspectiva, 1987.
MEYER, Marlyse. Folhetim, uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
PAULINO, Maria das Graças Rodrigues; WALTY, Ivete Lara Camargos; CURY, Maria Zilda Ferreira. Intertextualidades: teoria e prática. Belo Horizonte: Lê, 1995.
PERROT, Michelle. Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. Trad. Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
PRADO, Décio de Almeida. Teatro - 1930-1980 (ensaio de interpretação). In: FAUSTO, Boris (Org.). O Brasil republicano: história geral da civilização brasileira. Tomo III, v.4. São Paulo: Difel, 1984.
RODRIGUES, Nelson. Flor de obsessão: as 1000 melhores frases de Nelson Rodrigues. Seleção e Organização de Ruy Castro. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
RODRIGUES, Nelson. Teatro completo: volume único. Org. Sábato Magaldi. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1993.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2000 Maria Zilda Ferreira Cury (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).