No tempo em que os animais falavam

Auteurs

  • Marisa Lajolo Universidade Estadual de Campinas/Mackenzie Auteur

DOI :

https://doi.org/10.17851/2317-2096.21.3.55-61

Mots-clés :

fábula, Monteiro Lobato, animais, literatura infantil

Résumé

Fábulas constituem um gênero antiquíssimo, já documentado em civilizações pré-cristãs. As raízes do fabulário que chega ao Brasil são greco-latinas, e na palavra “fábula” a etimologia aponta o significado de “falar”, ação que, atribuída a animais ou a seres inanimados, é responsável pelo caráter “maravilhoso” do gênero. O texto a ser apresentado discutirá modos da presença de animais em fábulas em circulação no Brasil através da obra de Monteiro Lobato.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

LOBATO, Monteiro. A barca de Gleyre. São Paulo: Brasiliense. 1956. t. 2.

LAJOLO, M.; CECCANTINI, J. L. (Org.). Monteiro Lobato livro a livro (obra infantil). São Paulo: IMESP/Editora Unesp, 2009.

LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. São Paulo: Globo. 2007. v. 2.

KOPKE, João. Fábulas. São Paulo: Teixeira & Irmão, 1891.

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Ler, escrever e aprender gramática para a vida prática: uma história do letramento escolar no século XIX. Língua Escrita, CEALE, n. 1, jan.-abr. 2007. Disponível em: <>. Acesso em: 3 jun. 2011.

MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Notícia da atual literatura brasileira: Instinto de nacionalidade. In: ____. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar. 2008. v. III. p. 1203-1206

LOBATO, Monteiro. Caçadas de Pedrinho. São Paulo: Globo 2009.

Téléchargements

Publiée

2011-12-31

Numéro

Rubrique

Dossiê - Zoopoéticas Contemporâneas: Paisagens Zooliterárias

Comment citer

Lajolo, M. (2011). No tempo em que os animais falavam. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 21(3), 55-61. https://doi.org/10.17851/2317-2096.21.3.55-61