A transgressão na fotografia contemporânea: os retratos de Nan Goldin
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.23.1.45-56Palabras clave:
fotografia contemporânea, Nan Goldin, retratoResumen
Este artigo pretende abordar como a obra de Nan Goldin dialoga criticamente com a tradição de retratos da História da Arte, especialmente com as principais modalidades de representação do indivíduo estabelecidas no século 19, ainda válidas nos dias de hoje. Nas três fotografias da artista analisadas neste artigo é possível perceber esse diálogo tenso e transgressivo. Com essa postura, a artista contribui para o enfraquecimento do discurso hegemônico sobre a mulher, tipificada, quase sempre, como um objeto que serve ao olhar masculino.
Descargas
Referencias
ARCHER, Michael. Arte contemporânea: uma história concisa. Trad. Alexandre Krug e Valter Lellis Siqueira. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BARTHES, Roland. Mitologias. Trad. Rita Buongermino, Pedro de Souza e Rejane Janowitzer. Rio de Janeiro: Difel, 2007.
BERGER, John. Modos de ver. Trad. Lúcia Olinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
CANDIOTTO, César. Foucault e a crítica da verdade. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2010.
COSTA, Guido. Nan Goldin. Nova York: Phaidon, 2010.
COTTON, Charlote. A fotografia como arte contemporânea. Trad. Maria Silva Mourão Netto. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DAMISCH, Hubert. Prefácio. In. KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Trad. Annie Marie Davée. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2002.
DUCHEMIN, David. A foto em foco: uma jornada na visão fotográfica. Rio de Janeiro: Alta Books, 2009.
FABRIS, Annateresa. Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2004.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 2005.
JOLY, Martine. Introdução à análise de imagens. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Papirus, 2002.
KUMAR. Da sociedade pós-industrial à pós-moderna. Trad. Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1997.
LE GOFF, Jacques; TRUONG, Nicolas. O corpo na Idade Média. Trad. Marcos Flamínio Peres. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira (Record), 2006.
MATTOS, Cláudia Valadão. Arquivos da memória. Cult, São Paulo, n. 108, p. 28-30, nov. 2006.
MALRAUX, André. O museu imaginário. Trad. Isabel Saint-Aubyn. Lisboa: Edições 70, 2000.
MATEUS. In: A Bíblia online. Disponível em: http://www.bibliaonline.com.br/acf/ mt/5. Acesso em: 12 jan. 2013.
MENDES, André. Mapas de Arlindo Daibert: diálogos entre imagens e textos. Belo Horizonte: Ed. C/Arte, 2011.
MENDES, André. A transgressão do corpo nu na fotografia. Revista da UFMG, Belo Horizonte, n. 1-2, p. 58-75, jan./dez. 2012.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. Trad. Constancia Egrejas. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2009.
SOARES, Carmen Lúcia. Pedagogias do corpo: higiene, ginásticas, esporte. In: RAGO Margareth; VEIGA-NETO, Alfredo. Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2008.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Trad. Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. Trad. Iraci D. Poleti e Regina Salgado Campos. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2010.
SYLVESTER, David. Sobre arte moderna. Trad. Alexandre Morales. São Paulo: Cosacnaif, 2006.
VATTIMO, Gianni. O fim da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
VILCHES, Lorenzo. Teoría de la imagen periodística. Barcelona: Paidós, 1987.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 André Melo Mendes (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).