Nunca falo do que não admiro - Eneida Maria de Souza
Quando teorizar é viver
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2023.42197Palabras clave:
Eneida Maria de Souza, Teorização, Crítica biográfica, hospitalidade, sobrevidaResumen
Resumo: A proposta maior do texto centra-se em apontar e discutir acerca da teorização que embasa o que a intelectual brasileira Eneida Maria de Souza denominou de crítica biográfica. Afora os postulados críticos da própria Eneida, os quais estão na base da discussão aqui proposta, foi de suma importância o que propôs o filósofo Jacques Derrida, sobretudo em seu livro Políticas da amizade. No bojo dessa discussão, conceitos como hospitalidade, transferência e o de biografia foram fundamentais.
Palavras-chave: Eneida Maria de Souza; teorização; crítica biográfica; hospitalidade; sobrevida.
Abstract: The main purpose of the text focuses on pointing out and discussing the theorization that underlies what the Brazilian intellectual Eneida Maria de Souza called biographical criticism. Aside from the critical postulates of the Aeneid itself, which are the basis of the discussion proposed here, what the philosopher Jacques Derrida proposed was of paramount importance, especially in his book Policies of friendship. of biography were fundamental.
Keywords: Eneida Maria de Souza; theorizing; biographical criticism; hospitality; survival
Referencias
ARROJO, Rosemary. Tradução, desconstrução e psicanálise. Rio de janeiro: Imago Ed., 1993.
CADERNOS de Estudos Culturais: crítica biográfica. Campo Grande, MS: Editora da UFMS, v. 2, n. 4, 181 p., jul.dez. 2010.
CADERNOS de Estudos Culturais: Eneida Maria de Souza: uma homenagem. Campo Grande, MS: Editora da UFMS, v. 6, n. 12, 178 p., jul./dez. 2014. Disponível em: <https://periodicos-teste.ufms.br/index.php/cadec/issue/view/289>. Acesso em: 14 nov. 2022.
DERRIDA, Jacques. Espectros de Marx: o estado da dívida, o trabalho do luto e a nova internacional. Tradução de Anamaria Skinner. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.
DERRIDA, Jacques. Torres de Babel. Tradução de Junia Barreto. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.
DERRIDA, Jacques. Políticas da amizade. Tradução de Fernanda Bernardo. Porto: Campo das Letras, 2003.
DERRIDA, Jacques. O cartão-postal: de Sócrates a Freud e além. Tradução de Simone Perelson e Ana Valéria Lessa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
DERRIDA, Jacques. “Estou em guerra contra mim mesmo”. Tradução de Edson Rosa da Silva. Margens/Márgenes: Revista de Cultura, Belo Horizonte, n. 5, 2004. p. 12-17.
DERRIDA, Jacques; ROUDINESCO, Elisabeth. De que amanhã...; diálogo. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.
NOLASCO, Edgar Cézar. Nunca falo do que não admiro – Eneida Maria de Souza: amizade e política em crítica biográfica. Caderno de Estudos Culturais, Campo Grande, MS, v. 6, n. 12, p. 9-28, 2014. Disponível em: < https://periodicos.ufms.br/index.php/cadec/article/view/3577>. Acesso em: 14 nov. 2022.
ORTEGA, Francisco. Para uma política da amizade: Arendt, Derrida e Foucault. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2000.
PIGLIA, Ricardo. O laboratório do escritor. Tradução de Josely Vianna Baptista. São Paulo: Iluminuras, 1994.
SOUZA, Eneida Maria de. Notas sobre a crítica biográfica. In: SOUZA, Eneida Maria de. Crítica cult. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002. p.111-121.
SOUZA, Eneida Maria de. Janelas indiscretas: ensaios de crítica biográfica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Edgar Nolasco (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).