Os namoros entre as artes

os ensaios de Virginia Woolf sobre literatura e cultura visual

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.54363

Palabras clave:

ensaio, arte visual, cinema, estudos interartes, Virginia Woolf

Resumen

O objetivo deste artigo é discutir três ensaios e um conto de Virginia Woolf sobre o diálogo entre a literatura e as artes visuais. São eles: “Pictures” (1925), “The Cinema” (1926), “Three Pictures” (1929) e “Walter Sickert” (1934). “Three Pictures” aparece classificado como ensaio no livro The Death of the Moth and Other Essays (1942), organizado por Leonard Woolf, e como conto na coletânea The Complete Shorter Fiction of Virginia Woolf (1989), organizada por Susan Dick. Esse aspecto chama a atenção para o modo como Woolf faz uso de estratégias criativas em seus ensaios, de modo a esgarçar as fronteiras entre ficção e não-ficção. A discussão busca enfatizar o conhecimento de Woolf sobre a arte e cultura visuais, a fim de mostrar, com a análise de “Three Pictures”, o potencial visual do conto em diálogo com os princípios críticos elaborados por ela.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Genilda Azerêdo, Universidade Federal da Paraíba | João Pessoa | PB | BR

    Genilda Azerêdo é professora Titular da Universidade Federal da Paraíba, com atuação no
    Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB. Pesquisadora PQ2 do CNPq desde 2010.
    Escreveu sua dissertação de mestrado sobre Virginia Woolf (UFPB) e sua tese de
    doutorado sobre Jane Austen. Fez Doutorado e realizou estágio pós-doutoral na
    Universidade Federal de Santa Catarina. É autora de diversos livros e artigos acadêmicos
    sobre literatura e sobre a relação entre literatura e outras artes e mídias.

Referencias

ADORNO, Theodor. O ensaio como forma. In: ADORNO, Theodor. Notas de literatura I. Tradução: Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades: Editora 34, 2003. p. 15-45.

AZERÊDO, Genilda; NÓBREGA, Caio Antônio. Words Are an Impure Medium: Intermedial Relations in Virginia Woolf’s “Kew Gardens”. Revista Ártemis, v. 33, n. 1, p. 94-112, 2022. Available at: https://periodicos.ufpb.br/index.php/artemis/article/view/63555. Accessed on: Aug. 31, 2024.

BOWLBY, Rachel. Introduction: A More Than Maternal Tie. In: WOOLF, Virginia. A Woman’s Essays. London: Penguin, 1992. p. ix-xxxiii.

GILLESPIE, Diane Filby. Introduction: Raiding and Writing. In: GILLESPIE, Diane Filby. The Sisters’ Arts: The Writing and Painting of Virginia Woolf and Vanessa Bell. Syracuse: Syracuse University Press, 1995. p. 1-20.

HANKINS, Leslie Kathleen. “Across the Screen of My Brain”: Virginia Woolf’s “The Cinema” and Film Forums of the Twenties. In: GILLESPIE, Diane Filby. (ed.). The Multiple Muses of Virginia Woolf. Columbia; London: University of Missouri Press, 1997. p. 148-179.

HUTCHEON, Linda. A Theory of Adaptation. New York; London: Routledge, 2006.

LIMA, Sílvio. Ensaio sobre a essência do ensaio. São Paulo: Livraria Acadêmica/Saraiva e C.a Editores, 1946.

LOPATE, Phillip. The State of Nonfiction Today. In: LOPATE, Phillip. To Show and to Tell. New York: Free Press, 2013. p. 3-16.

MARCUS, Laura. Film and Modernist Literature. In: RIPPL, Gabriele (ed.). Handbook of Intermediality. Berlin: De Gruyter, 2015. p. 240-248.

MCFARLANE, Brian. Novel to Film: An Introduction to the Theory of Adaptation. Oxford: Clarendon Press, 1996.

MILLER, C. Ruth. Virginia Woolf: The Frames of Art and Life. London: Macmillan, 1988.

OUDITT, Sharon. Orlando: Coming Across the Divide. In: CARTMELL, Deborah; WHELEHAN, Imelda (ed.). Adaptations: From Text to Screen, Screen to Text. London; New York: Routledge, 1999. p. 146-156.

OZICK, Cynthia. Retrato do ensaio como corpo de mulher. In: PIRES, Paulo Roberto (org.). Doze ensaios sobre o ensaio. São Paulo: IMS, 2018. p. 224-233. (Antologia Serrote).

STAM, Robert. Introduction: The Theory and Practice of Adaptation. In: STAM, Robert; RAENGO, Alessandra (ed.). Literature and Film: A Guide to the Theory and Practice of Film Adaptation. Maiden; Oxford; Victoria: Blackwell Publishing, 2008. p. 1-52.

TOBIN, Claudia. Introduction. In: WOOLF, Virginia. Oh, to be a Painter! New York: David Zwiner Books, 2022. p. 8-24.

TROTTER, David. Virginia Woolf and Cinema. Film Studies, v. 6, p. 13-26, Summer 2005.

WOOLF, Virginia. A Woman’s Essays. Edited with an Introduction and Notes by Rachel Bowlby. London: Penguin, 1992.

WOOLF, Virginia. O sol e o peixe: prosas poéticas. Seleção e tradução de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2015a.

WOOLF, Virginia. Oh, to be a Painter! Introduced and selected by Claudia Tobin. New York: David Zwiner Books, 2022.

WOOLF, Virginia. The Moment and Other Essays. Australia: Project Gutenberg, 2015b. Available at: https://www.gutenberg.net.au/ebooks15/1500221h.html#ch21. Accessed on: Jan. 29, 2022.

WOOLF, Virginia. The Captain’s Death Bed and Other Essays. New York; London: A Harvest/HBJ Book, 1978.

WOOLF, Virginia. The Complete Shorter Fiction of Virginia Woolf. Edited and with an Introduction by Susan Dick. San Diego: A Harvest Book, 1989.

WOOLF, Virginia. The Death of the Moth and Other Essays. San Diego: A Harvest/HBJ Book, 1970.

WOOLF, Virginia. The Letters of Virginia Woolf: 1888-1912. Edited by Nigel Nicolson and Joanne Trautmann. New York; London: A Harvest/HBJ Book, 1977. v. 1.

WOOLF, Virginia. Walter Sickert: A Conversation. Bilingual edition. Traduzione di Alessandro Passi. Venezia: Damocle, 2022.

WOOLF, Virginia. Women and Writing. Introduction by Michèle Barrett. London: The Women’s Press, 1988.

WORDSWORTH, William. We Are Seven. In: JONES, Alun; TYDEMAN, William (ed.). Wordsworth: Lyrical Ballads. London: Macmillan, 1979.

Descargas

Publicado

2025-06-30

Número

Sección

Dossiê: James Joyce e Virginia Woolf: Experiências, limites e redefinições do modernismo

Cómo citar

Azerêdo, G. (2025). Os namoros entre as artes: os ensaios de Virginia Woolf sobre literatura e cultura visual. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 35(2), 130-145. https://doi.org/10.35699/2317-2096.2025.54363