Panorama geral das artes cênicas em Belo Horizonte durante o ano de 1994 a 1999
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.7..91-99Resumen
Resumo: O propósito desse artigo é realizar um panorama das artes cênicas em Belo Horizonte, nos últimos cinco anos, partindo da análise de mais de oitenta espetáculos assistidos nesse período e buscando tecer algumas considerações teóricas sobre o direcionamento do teatro em nossa cidade.
Palavras-chave: encenação; Belo Horizonte; grupos teatrais.
Resumen: El propósito de ese artículo es realizar un panorama de las artes escénicas en Belo Horizonte, en los últimos cinco anos, partiendo del análisis de más de ochenta espectáculos asistidos en ese período y buscando tejer algunas consideraciones teóricas sobre el direcionamento del teatro en nuestra ciudad.
Palabras-clave: encenificación; Belo Horizonte; grupos teatrales.
Descargas
Citas
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Trad. Teixeira Coelho. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BARBA, Eugenio e Nicola Savarese. A arte secreta do ator: dicionário de Antropologia Teatral. Campinas: Unicamp, 1995.
BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983.
BERRETTINI, Célia. O teatro ontem e hoje. São Paulo: Perspectiva, 1980.
BOLESLAVSKI, Richard. A arte do Ator. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1992.
BORNHEIM, Gerd A. A Cena Dividida. Porto Alegre: LP&M, 1983.
BRIE, César. Por un teatro necesario. EI Tonto dei Pueblo. Bolivia: Plural Editores, 1995.
EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Trad. Waltensir Dutra. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
ECO, Umberto. Lector in Fabula. São Paulo: Perspectiva, 1986.
ECO, Umberto. Tratado geral da semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1986.
ELAM, Keir. The semiotic of theatre and drama. London; New York: Methuen, 1980.
GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. 4. ed. Trad. Aldomar Conrado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.
GUINSBURG, J.; COELHO NETO, J. Teixeira; CARDOSO, Reni Chaves. Semiologia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1988.
JORNAL ESTADO DE MINAS. Espetáculo, 26 mar. 1988. (Entrevista com José Celso Martinez: Em festa com o papa das bacantes, realizada por Márcia Bechara.)
LEITE LOPES, Ângela. Nelson Rodrigues trágico então moderno. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; Tempo Brasileiro, 1993.
MAGALDI, Sábato. Nelson Rodrigues: Dramaturgia e encenações. 2. Ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.
MAGALDI, Sábato. O texto no Teatro. São Paulo: Perspectiva; Editora da Universidade de São Paulo, 1989.
MARINIS, Marcos. Comprender el teatro - lineamientos de una nueva teatrología. Buenos Aires: Editorial Calerna, 1997.
MARINIS, Marcos. Oficina - Dramaturgia do ator. ECUM. Belo Horizonte, maio de 98.
PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia: a construção do personagem. São Paulo: Ática, 1989.
RAVETTI, Graciela. Da fragmentação das Utopias: el continente negro, de Marco Antonio de La Parra. Revista de Estudos de Literatura, v. 4, Belo Horizonte, 1996.
ROSENFElD, Anatol. Prismas do teatro. São Paulo: USP, 1993.
ROSENFELD, Anatol. Teatro moderno. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 1985.
ROSENFELD, Anatol. Texto/contexto. 4 ed. São Paulo: Perspectiva, 1985.
ROJO, Grínor. La obra dramática y la obra teatral (Anejo). Muerte y resurreción del teatro chileno. Madrid: Ediciones Michay, 1973-1983.
SEIBEL, Beatriz. Historia del Circo. Buenos Aires: Ediciones del Sol, 1993.
SCOLNICOV, Hana, HOLLANT, Peter (Comp.). La obra de teatro fuera de contexto. El traslado de obras de una cultura a outra. Trad. Martin Mur Ubosart. Madrid: Siglo Veintiuno editores, 1991.
STANISLAVSKI, Constantino Manual del actor. México: Ed. Diana, 1984.
STANISLAVSKI, Constantino A construção da personagem. Introdução de Joshua Logan. Trad. Pontes de Paula Lima. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1994.
UBERSFELD, Anne. Semiótica teatral. Murcia: Cátedra, 1989.
ZILBERMAN, Regina. Estética da Recepção e História da Literatura. São Paulo: Ática, 1989.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2000 Marcos Antônio Alexandre (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).