Uma ponte entre duas quedas: Calisto Elói e a nação portuguesa, Policarpo Quaresma e a nação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.13.1.112-124Palabras clave:
literatura, nação, Brasil, Portugal, Camilo Castelo Branco, Lima Barreto, littérature, nation.Resumen
Resumo: Este artigo constitui uma comparação analítica entre os personagens Calisto Elói, da novela A Queda dum Anjo, de Camilo Castelo Branco, e Policarpo Quaresma, do romance Triste Fim de Policarpo Quaresma, como representantes simbólicos de suas respectivas nações – o Portugal em meados do século XIX e o Brasil republicano no fim desse mesmo século.
Palavras-chave: literatura; nação; Brasil; Portugal; Camilo Castelo Branco; Lima Barreto.
Résumé: Cet article constitue une comparaison analytique entre les personages Calisto Elói, de la nouvelle A Queda dum Anjo, de Camilo Castelo Branco, et Policarpo Quaresma, du roman Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, en tant que répresentants symboliques de leurs respectives nations – le Portugal à la mi XIXème siècle et le Brésil republicain à la fin de ce même siècle.
Mots-clés: littérature; nation; Portugal; Brésil; Camilo Castelo Branco; Lima Barreto.
Descargas
Citas
ACTON, Lord. Nacionalidade. In: BALAKRISHNAN, Gopal (Org.). Um mapa da questão nacional. Rio de Janeiro: Contraponto, 2000. p. 23-43.
ANDERSON, Benedict. Imagined Communities: Refletions on the Origin and Spread of Nationalism. London and New York: Verso, 1991.
BHABHA, Homi K. Nation and Narration. London and New York: Routledge, 1995.
CASTELO BRANCO, Camilo. A queda dum anjo. In: Obras Completas de Camilo Castelo Branco. v. V. Porto: Lello & Irmão, 1986. p. 833-1025.
CASTELO BRANCO, Camilo. Um episódio de Alcácer Quibir. In: Obras Completas de Camilo Castelo Branco. v. IX. Porto: Lello & Irmão, 1988. p. 49-78.
CERVANTES, Miguel de. A Espanhola Inglesa. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.
CERVANTES, Miguel de. Don Quijote de la Mancha. São Paulo: Real Academia Española, 2004.
COELHO, Jacinto do Prado. Introdução ao estudo da novela camiliana. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2001.
COSTA LIMA, Luiz. Sociedade e discurso ficcional. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1986.
DUARTE, Lélia Parreira. A tessitura irônica de A queda dum anjo, de Camilo Castelo Branco. Revista de Estudos de Literatura, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 82-97, out. 1993.
FIGUEIREDO, Carmen Lúcia Negreiros de. Lima Barreto e o Fim do Sonho Republicano. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995.
HOBSBAWM, Eric J. Nações e nacionalismo desde 1780: Programa, mito e realidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
LINS, Osman. Lima Barreto e o espaço romanesco. São Paulo: Editora Ática, 1976.
LOURENÇO, Eduardo. Da Literatura como Interpretação de Portugal (De Garrett a Fernando Pessoa). In: O labirinto da saudade: Psicanálise mítica do destino português. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1991. p. 79-118.
LOURENÇO, Eduardo. Portugal como Destino. In: Mitologia da Saudade seguido de Portugal como Destino. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 87-152.
ORTIGÃO, Ramalho. Camilo Castelo Branco. In: Figuras e questões literárias. Tomo I. Lisboa: Livraria Clássica Editora, 1945. p. 229-82.
REIS, Jaime. Causas históricas do atraso econômico português. In: TENGARRINHA, José (Org.). História de Portugal. São Paulo: UNESP, 2001. p. 319-339.
RENAN, Ernest. Qu’est-ce qu’une nation?. Paris: Mille et une Nuits, 1997.
SANTOS, João Camilo dos. Os malefícios da literatura, do amor e da civilização. In: Os malefícios da literatura, do amor e da civilização. Lisboa: Fim de Século Edições, 1992. p. 49-120.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2005 Adriano Lima Drummond (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).