O lugar poroso do escritor: fenomenologia Merleau-Pontyana e a porosidade poética em "Tutaméia"
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.20.2.199-212Palabras clave:
autoria, porosidade poética, fenomenologia, authorship, poetics porosity, phenomenology.Resumen
Resumo: Tomando a figuração-representação do escritor em um dos prefácios de Tutaméia, busca-se problematizar os fluxos envolvidos na criação artística, considerando não apenas a interioridade ou exterioridade dos mesmos, como também a sua natureza ordinária ou extraordinária. Busca-se, então, estabelecer um diálogo entre tais dimensões, o conceito de porosidade poética e a perspectiva fenomenológica de Merleau- Ponty, com vistas ao desvendamento do lugar do escritor, tal como figurado na obra rosiana.
Palavras-chave: autoria; porosidade poética; fenomenologia.
Abstract: Starting from the representation of the writer in one of the prefaces of Tutaméia, this paper focuses the involved flows in the artistic creation, considering not only the interiority or exteriority of them, as well its usual or extraordinary nature. Then, establishes a dialogue between such dimensions, the concept of poetics porosity and the phenomenological perspective of Merleau-Ponty leading to the clarification of the place of the writer, as appeared in the Rosean literature.
Keywords: authorship; poetics porosity; phenomenology.
Descargas
Citas
CEZAR, Adelaide Caramuru. Tutaméia (terceiras estórias): derradeira obra de João Guimarães Rosa. Trama, Cascavel, Paraná, Unioeste, v. 3, n. 5, p. 11-24, 1º sem. 2007.
Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/trama/article/view/920/783. Acesso em: 27 jan. 2009.
ELIADE, Mircea. Tratado de história das religiões. Lisboa: Edições Cosmos, 1970.
MARÇOLLA, Bernardo Andrade. A porosidade poética de Riobaldo, o cerzidor: ritmo, transcendência e experiência estética em Grande sertão: veredas. 2006. 328f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2006a.
MARÇOLLA, Bernardo Andrade. Neblina em um dos prefácios de Tutaméia: desnudamento da ficcionalidade ou encobrimento do real? Graphos, João Pessoa, Programa de Pós-graduação em Letras, UFPB, v. 8, n. 1, p. 123-130, jan./jul. 2006b.
MARÇOLLA, Bernardo Andrade. Entre Guimarães Rosa e Riobaldo, a porosidade poética. Cerrados – Literatura e Presença: Guimarães Rosa, Brasília, Programa de Pós-graduação em Literatura da UnB, ano 17, n. 25, p. 107-123, jun. 2008.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. 4. ed. Trad. José Arthur Gianotti e Armando Moura d’Oliveira. São Paulo: Perspectiva, 2007.
METZNER, Ralph. Las grandes metáforas da la tradición sagrada: la transformación de la conciencia y la naturaleza humana. Barcelona: Editorial Kairós, 1988.
ROSA, João Guimarães. Tutaméia (Terceiras estórias). 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1968.
ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 12. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1978.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2010 Bernardo Andrade Marçolla (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).