Batucar-cantar-dançar: desenho das performances africanas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.21.1.133-146Palavras-chave:
performance, performance afro-brasileira, tradição africanaResumo
A partir do poderoso trio “batucar-cantar-dançar”, encontrado como característica principal da performance na África negra pelo filósofo do Congo Bunseki Fu-Kiau, o autor analisa os processos da recriação em solo brasileiro das principais performances afro-brasileiras, tanto religiosas como seculares.
Referências
Agassiz, Louis. A journey in Brazil. Boston: Ticknor and Field, l868.
ALVARENGA, Oneyda. Música popular brasileira. Rio de Janeiro: Globo, 1949.
ASCHENGREEN, Erick. The beautiful danger: facets of romantic ballet. Dance Perspective 58, Summer 1974.
BASTIDE, Roger. The African religions of Brazil: toward a sociology of the interpretation of civilizations. Baltimore: Johns Hopkins University Press, l978.
BAUMANN, Hermann (Chefe da Expedição a Angola) FILMES: Tanze der Tschokwe (1937) (MGZHB, 4-507) e Tanze der Frischberschnitteen (1937) (MGZHB, 2-506) l930, The New York Public Library for the Performing Arts, Lincoln Center, N. York.
BRAGA, Greenhalgh H. Faria. De Vassouras: história, fotos, gente. “Instruções para a comissão permanente nomeada pelos fazendeiros do município de Vassouras”, Rio de Janeiro: Ultra-set Edi., 1978.
FREYRE, Gilberto. Sociologia: introdução ao estudo dos seus princípios. Rio de Janeiro: José Olympio, 1945.
FREYRESS, George Hilhlm (1815). Viagem ao Interior do Brasil. São Paulo: USP, 1982.
FU-KIAU, Bunseki K. K. Bulwa meso, master’s voice of Africa. v. I, inédito.
LOMAX, Alan; BARTENIEFF, Irmgard; PAULAY, Forrestine. Choreometrics profiles. In: LOMAX, Alan (Ed.). Folksong Style and Culture. Washington, D. C.: American Association for the Advancement of Science, 1968.
LIGIÉRO, Zeca; DANDARA. Umbanda: paz, liberdade e cura. Rio de Janeiro: Record, 1998.
LIGIÉRO, Zeca. Candomblé is art-life-religion. In: GALEMBO, Phillis. Divine inspiration from Benin to Bahia. Albuquerque: University of New Mexico Press, 1993.
LIGIERO, Zeca. The celebration of Iemanjá, New Year’s Eve in Rio de Janeiro: tradition, negociation and the transformation of an African Goddess. In: GÁLVEZ, Alyshia. Performing religion in the Américas: media, politics and devotional practices of the twenty-first century. London; New York; Calcutá: Seagull Books, 2008.
LIGIERO, Zeca. Direção do Vídeo Samba no Pé, 1993-2008. Produção NEPAA/UNIRIO.
LOMAX, Alan (Ed.). Folk song style and culture. Washington D.C.: America Association for the Advancement of Science, l968.
MALONE, Jacqui. Steppin’ on the blues: the visible rhythms of African American dance. Urbana and Chicago: University of Illinois Press, l996.
REGO, José Carlos. Dança do samba: exercício do prazer. Rio de Janeiro: Aldeia, Sindicato Nacional dos Editores de Livros, l994.
RODRIGUES, Ana Maria. Samba negro, espoliação branca. São Paulo: Hucitec, l984.
RUGENDAS, Johann Moritz. Rugendas brasiliana da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro, 2001.
SPIX J. B. von; MARTIUS, C. F. P. von SPIX, Viagem pelo Brasil. Rio de Janeiro: Biblioteca Municipal Mário de Andrade, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Zeca Ligiéro (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).