Encenação e recursão no romance Angústia, de Graciliano Ramos
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.22.3.150-159Palabras clave:
literatura, parábola, recursividade, cruzamento de trajetórias, históriasResumen
Considerando a literatura como encenação do processo enunciativo da linguagem, na construção de uma imagem do processo mental que a sustenta, objetiva-se mostrar como o romance Angústia, de Graciliano Ramos, teatraliza tal processo, exibindo o jogo experiencial da linguagem, marcado pelo movimento parabólico e recursivo.
Descargas
Citas
BARTHES, Roland. Como viver junto: simulações romanescas de alguns espaços cotidianos. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BENJAMIN, Walter. Um lírico no auge do capitalismo. Trad. José Carlos Barbosa e Hemerson Baptista. São Paulo: Brasiliense, 1989.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Tradução do alemão Irene Aron; tradução do francês Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Ed. UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.
BUENO, Luís. Uma história do romance de 30. São Paulo: Edusp, 2006.
BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral I. Trad. Maria da Glória Novak e Maria Luísa Neri. Campinas, SP: Pontes, 2005.
BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. Trad. Eduardo Guimarães et al. Campinas, SP: Pontes, 1989.
CARVALHO, Lúcia Helena. A ponta do novelo. São Paulo: Ática, 1983.
MAFFESOLI, Michel. Sobre o nomadismo: vagabundagens pós-modernas. Trad. Marcos de Castro. Rio de Janeiro: Record, 2001.
MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Trad. Hilda Pareto Maciel. São Paulo: Bertrand Brasil, 2009.
MORIN, E. O método 2; a vida da vida. Trad. Ilana Heineberg. Porto Alegre: Sulina, 2001.
MORIN, E. O método 1; a natureza da natureza. Trad. Marina Lobo. Porto Alegre: Sulina, 2003.
PEREIRA, Rogério Silva. O intelectual no romance de Graciliano Ramos. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) Belo Horizonte: PUC Minas, 2004.
RAMOS, Graciliano. Angústia. São Paulo: Record, 1983.
RAMOS, Maria Luiza. Um latente manifesto: uma leitura de Amar, verbo intransitivo. In: RAMOS, Maria Luiza. Interfaces: literatura, mito, inconsciente, cognição. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000. p. 175-199.
ROBIN, RÉGINE. Mégapolis. Les derniers pas du flâneur. Paris: Stock, 2009.
RODRIGUES, José Carlos. Higiene e ilusão: o lixo como invento social. Rio de Janeiro: NAU, 1995.
SCHNITMAN, Dora Fried (Org.). Novos paradigmas, cultura e subjetividade. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. Introdução: ciência, cultura e subjetividade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Ivete Walty (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).