Da filologia da guerra à divisão do “eu” feminino em As Duas Sombras do Rio, de João Paulo Borges Coelho
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.23.2.77-89Palabras clave:
literatura moçambicana, João Paulo Borges Coelho, guerra, representação da mulherResumen
Em seu primeiro romance, As duas sombras do rio, João Paulo Borges Coelho explora diversos aspectos da guerra civil moçambicana, entre eles a ruptura familiar, o comércio ilegal e o trauma vividos pelas mulheres. Veremos como as personagens femininas, nesse romance, já não são vistas por seu caráter passivo e de espera ou como vítimas de uma guerra feita exclusivamente por homens; pelo contrário, individualizadas e já não representadas em bloco, mostram-se ativas de múltiplas maneiras. Desempenhando papéis variados na hierarquia social do romance, seus destinos se aproximam apenas pela divisão existencial e pela transitoriedade, condições tornadas visíveis pela descrição de seus estados íntimos e suas ações públicas.
Descargas
Citas
ADAM, Jean-Michel; REVAZ, Françoise. L’analyse des récits. Paris: Seuil, 1996.
AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer: el poder soberano y la nuda vida. Traducción de Antonio Gimeno Cuspinera. Valencia: Pre-Textos, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. La poétique de Dostoïevski. Paris: Seuil, 1998.
BESA, Carles. Màxima i novella: el cas de À la recherche du temps perdu. Barcelona: UPF, 1995. Disponível em: http://www.tesisenxarxa.net/TDX/TDX_UB/TESIS/AVAILABLE/TDX-0222105-134146//TESI_CBESA.pdf. Acesso em: 10 jan. 2009.
CABRITA, António. João Paulo Borges Coelho. ‘Setentrião’. Ndjira, 2005 (216 páginas). Proler, n. 13, p. 30, 2005.
CHAVES, Rita. Notas sobre a ficção e a história em João Paulo Borges Coelho. In: RIBEIRO, M. Calafate; MENESES, M. Paula (Org.). Moçambique: das palavras escritas. Porto: Afrontamento, 2008. p. 187-198.
COELHO, João Paulo Borges. As duas sombras do rio. Lisboa: Caminho, 2003.
COELHO, João Paulo Borges. Crónica da rua 513.2. Lisboa: Caminho, 2006.
COELHO, João Paulo Borges. Escrevo, mas não sou escritor, sou uma pessoa que escreve. Jornal Notícias, Lisboa, p. 2-3, 16 ago. 2006. Entrevista concedida a Gil Filipe.
COELHO, João Paulo Borges. A vez da consagração. meianoite, Maputo, p. 41, 4-10 abr. 2006. Entrevista concedida a Norberto Pedro.
COELHO, João Paulo Borges. Campo de transito. Lisboa: Caminho, 2007.
COELHO, João Paulo Borges. Entrevista a João Paulo Borges Coelho. Buala. 2010. Disponível em: http://www.buala.org/pt/cara-a-cara/entrevista-a-joao-paulo-borgescoelho. Acesso em: 16 nov. 2009. Entrevista concedida a Carmen Lucia Tindó Secco.
FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1978.
FRAPPAT, Helène. La violence. Paris: Garnier Flammarion, 2000.
HADDAD, Galit. Ethos préalable et ethos discursif: l’exemple de Romain Rolland. In: AMOSSY, Ruth (Dir.). Images de soi dans le discours: la construction de l’ethos. Lausanne; Paris: Delachaux & Niestlé, 1999. p. 155-176.
MAURON, Charles. Des metaphores obsédantes au mythe personnel: introduction à la psychocritique. Paris: José Corti, 1962.
MENDONÇA, Fátima. Hibridismo ou estratégias narrativas? Modelos de herói na ficção narrativa de Ngugi wa T’hiongo, Alex la Guma e João Paulo Borges Coelho. In: GARCIA, Mar; HAND, Felicity; CAN, Nazir (Org.). Indicities/Indices/Indícios: hybridations problématiques dans les littératures de l’Océan Indien. Ille-sur-Têt: Éditions K’A, 2010. p. 201-209.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Nazir Ahmed Can (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).