Por uma poesia algorítmica: experiências estéticas com Peter's Haiku Generator
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.23.3.173-184Palabras clave:
literatura e novas tecnologias, softwares geradores de textosResumen
As novas tecnologias da informação e da comunicação trazem a seu reboque não apenas novas formas de realizar tarefas antigas, como a operação de cálculos ou o envio de mensagens. Mais do que isso, delas são emergentes novas práticas culturais e simbólicas, entre as quais podem destacar-se experiências literárias exclusivas do espaço digital, com gêneros poéticos próprios. Nesse contexto, o presente artigo analisa o estatuto artístico, bem como a controversa questão da autoria, em um novo gênero literário: poemas produzidos por softwares geradores de texto. Para tanto, adota-se como corpus o software Peter’s Haiku Generator e alguns poemas por ele gerados, a fim de compreender os impasses e o rendimento estético dessa imbricação entre literatura e novas tecnologias.
Descargas
Citas
AGUIAR, Ricardo Portella. Crátilo: da natureza da linguagem aos códigos do palimpsesto cibernético. Artefactum, Rio de Janeiro, v. 1, p. 55-61, 2010.
BARTHES, Roland. A morte do autor. In: BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 1994.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1985. (Obras escolhidas, 1).
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1975. v. 2.
CHOMSKY, Noam. Language and Mind. New York: Harcourt Brace & World, 1986.
CORTÁZAR, Julio. O jogo da amarelinha. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
ECO, Umberto. Interpretação e superinterpretação. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
ECO, Umberto. The Open Work. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1989.
FISH, Stanley. Is There a Text in this Class? The Authority of Interpretative Communities. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1980.
GREIMAS, Algirdas J.; COURTÈS, Joseph. Sémiotique; dictionnaire raisonné de la théorie du langage. Paris: Hachette, 1993.
HOWARD, Peter. Millenium. 1997. Disponível em: http://www.hphoward.demon.co.uk/chame/framset1.htm. Acesso em: 5 jul. 2010.
HOWARD, Peter. Peter’s Haiku Generator. 2000. Disponível em: http://www.peterhoward.org/flash/haikugen.html. Acesso em: 23 jun. 2013.
HOWARD, Peter. Peter’s Poetry Program. Disponível em: http://www.hphoward.demon.co.uk/poemgen/framset1.htm. Acesso em: 5 jul. 2010.
JAKOBSON, Roman. Lingüística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1995.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2009.
LOSH, Elizabeth. Assembly Lines: Web Generators as Hypertexts. In: PROCEEDINGS of the Eighteenth Conference on Hypertext and Hypermedia. New York: ACM, 2007.
MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 2000.
MESA, Rafael García. Ciberliteratura: juegos de lenguaje y literatura virtual. In: ROSA, José Reyes et al. (Org.). Creatividad y literatura potencial: actas de las primeras jornadas hispano-francesas de creatividad y literatura potencial. Córdoba: Universidad de Córdoba, 2006.
OTHERO, Gabriel de Ávila; MENUZZI, Sérgio de Moura. Linguística computacional: teoria e prática. São Paulo: Parábola, 2005.
SANTOS, Alckmar Luiz dos. Novos processos de criação literária?. O Eixo e a Roda, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 15-33, 2011.
SAUSSURE, Ferdinand de. Cours de linguistique générale. Lausanne: Payot, 1955.
TORRES, José Manuel; BARBOSA, Pedro. Sintext-Web: um gerador de texto automático como instrumento computacional de criação literária. Revista da Universidade Fernando Pessoa, Porto: UFP, n. 5, set. 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Vinicius Carvalho Pereira (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).