Um calendário contra o esquecimento: a memória do conflito armado interno do Peru (1980-2000) no projeto “Un Día en la Memoria” (2011), de Mauricio Delgado
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.24.2.111-124Palabras clave:
Net Art, fotografia, Conflito Armado Interno do PeruResumen
Este artigo tem o objetivo de refletir sobre questões que envolvem a relação entre a fotografia, a memória e o testemunho e analisar de que maneira essa relação faz-se presente no projeto artístico de Net Art “Un día en la memoria” (2011), de Mauricio Delgado. Nesse projeto, Delgado propõe uma ressignificação dos calendários comuns que destacam aquelas datas relacionadas às comemorações cívicas e religiosas, ao criar um calendário no qual todos os dias do ano estão marcados pela recente história do Conflito Armado Interno (CAI) vivido pelo Peru entre os anos 1980 e 2000. Para confecção do calendário, o artista visual utilizou testemunhos e fotografias divulgados pelas imprensas jornalística e oficial do Estado e das Organizações de Direitos Humanos de seu país e sobre esses materiais empregou variadas técnicas da arte digital oferecendo a eles um novo formato. Desse modo, as reflexões aqui propostas devêm da necessidade de responder a questionamentos que dizem respeito ao modo como este projeto assume o caráter de arte de contrainformação, uma vez que intervém no espaço público (virtual e urbano) como forma de afrontar a amnésia coletiva.
Descargas
Citas
ASOCIACIÓN PRO DERECHOS HUMANOS. Hasta sus menorcitos ahora lloran. 1980-2000: Violencia contra niños, niñas y adolescentes. Selección de textos del Informe Final de la Comisión de la Verdad y Reconciliación. Lima: APRODEH, 2004. 154p.
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Tradução de Paulo Soethe. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Tradução de Vera Maria Xavier dos Santos. Bauru: Edusc, 2004.
COMISIÓN DE LA VERDAD Y RECONCILIACIÓN DEL PERÚ. Informe final. Volume VII. Capítulo 2: Los casos investigados por la CVR. 2.7. As execuções extrajudiciais em Soccos. Disponível em: http://www.cverdad.org.pe/ifinal/pdf/TOMO%20VIII/CONCLUSI ONES%20GENE RALES.pdf. Acesso em: 20 maio 2014. p. 53-63.
COMISIÓN DE LA VERDAD Y RECONCILIACIÓN DEL PERÚ. Informe final. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2014. p. 315-345.
COMISIÓN DE LA VERDAD Y RECONCILIACIÓN DEL PERÚ. Informe final. Volume VII. Capítulo 2: Los casos investigados por la CVR. 2.57. Los asesinatos de María Elena Moyano (1992) e Pascuala Rosado (1996). Disponível em: http://www. cverdad.org.pe/ifinal/pdf/TOMO%20VII/Casos%20Ilustrativos-UIE/2.57.%20MOYANO %20Y%20 PASCUALA.pdf. Acesso em: 20 maio 2014. p. 611-628.
COMISIÓN DE LA VERDAD Y RECONCILIACIÓN DEL PERÚ. Yuyanapaq: para recordar. Disponível em: http://www2.memoriaparalosderechoshumanos.pe/apublicas /galeria/list_categorias.php. Acesso em: 19 maio 2014.
DELGADO, Mauricio. Un día en la memoria. Disponível em: http://undiaen lamemoria.blogspot.com.br/. Acesso em: 20 maio 2014.
DELGADO, Mauricio. Site oficial. Disponível em: http://www.mauriciodelgado castillo.com/. Acesso em: 20 maio 2014.
DELGADO, Mauricio. Belo Horizonte/Lima, 27 maio 2013. Entrevista concedida a Carla Dameane Pereira de Souza em chat na Internet.
DELEUZE, Gilles. ¿Qué es el acto de creación?. Tradução ao castellano de Betinna Prezioso. 2003. Disponível em: http://publicaciones.fba.unlp.edu.ar/wp-content/uploads/2011/08/ Deleuze_%C2%BFQu%C3%A9-es-el-acto-de-creaci%C3%B 3n.pdf. Acesso em: 10 maio 2014.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imágenes pese a todo: memoria visual del Holocausto. Barcelona: Ediciones Paidós, 2004. 272p.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Cuando las imágenes toman posición: el ojo de la historia 1. Tradução do francês para o espanhol por Inés Bértolo. Madrid: Antonio Machado Libros, 2008. 323p.
GAMBIO GEHRI, Gonzalo. Imágenes de la reconciliación: conceptos y contextos. In: PORTOCARRERO, Gonzalo; UBILLUZ, Juan Carloa; VICH. Víctor. Cultura Política en el Perú: tradición autoritaria y democratización anómica. Lima: Fondo Editorial de la Universidad Católica del Perú. Universidad del Pacífico. Centro de Investigación: Instituto de Estudios Peruanos, 2010. p. 275-290.
LERNER FEBRES, Salomón. Comisión de la Verdad y Reconciliación del Perú, 2011. Blog Portal Jurídico. Pontificia Universidad Católica del Perú. Disponível em: http://blog.pucp. edu.pe/archive/490/2007-07. Acesso em: 11 maio 2014.
MUSEO VIRTUAL DE ARTE Y MEMORIA. Disponível em: http://www. museoarteporlasmemorias.pe/. Acesso em: 20 maio 2014.
PERALTA MARIÑELARENA, José Damián. Net.Art: surgimiento de una nueva forma artística. Revista Digital Universitaria, DF: Dirección General de Servicios Administrativos, Universidad Nacional Autónoma de México, n. 10, v. 6, 2005. Disponível em: http://www.revista.unam.mx/vol.6/num10/ art98/oct_art98.pdf. Acesso em: 12 maio 2014.
POOLE, Deborah; ROJAS PÉREZ, Isaías. Memorias de la reconciliación: fotografía y memoria en el Perú de la pós-guerra. E-misferica – Revista do Hemispheric Institute, n. 7.2, Detrás/Después de la Verdad, 2010. Disponível em: http://hemisphericinstitute. org/hemi/es/e-misferica-72/poolerojas. Acesso em: 31 maio 2014.
RICŒUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução de Alain François et al. Campinas: Editora da UNICAMP, 2007. 535p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Carla Dameane Pereira Souza (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).