Aprender a ler, aprender a cair: literacia e transgressão em “The pupil”, de Henry James, e “Missa do galo”, de Machado de Assis
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.1.249-270Palabras clave:
Henry James, Machado de Assis, aprendizagem, leitura, moralResumen
Numa fase de consolidação das suas carreiras literárias na esfera pública, Henry James e Machado de Assis publicaram duas narrativas breves (“The Pupil” [1891] e “Missa do galo” [1894]) centradas no relacionamento entre um jovem e uma personagem mais velha, figura tutelar do conhecimento e da atração física e intelectual. A partir de questões de narração e interpretação, este estudo comparativo procura identificar a trama essencial daquele relacionamento e perceber como ela evidencia o pensamento crítico dos autores acerca da ideia de aprendizagem e dos efeitos da leitura e da moral social na vida do indivíduo, mas também como ela se articula com o tratamento literário oferecido a estes diferentes aspectos na sua dimensão relacional. Com este objetivo, atenta-se em particular nos papéis da morte e do passado, assim como da memória e do olhar retrospectivo, na construção literária, de forma a perceber de que modo a formulação do mal se relaciona para estas personagens com a corrupção da unidade familiar.
Descargas
Citas
ASSIS, Machado de. Missa do galo. In: ASSIS, Machado de. Um homem célebre – antologia de contos. Lisboa: Cotovia, 2013. p. 253-260.
BALESTRINI, Nassim. The Architecture of the Mind: The Depiction of Consciousness in Selected Short Works by Vladimir Nabokov and Henry James. Amerikastudien / American Studies, Heidelberg, v. 47, n. 3, p. 345-357, 2002.
BAPTISTA, Abel Barros. A formação do nome: duas interrogações sobre Machado de Assis. São Paulo: Unicamp, 2003.
BELL, Millicent. Meaning in Henry James. Cambridge, London: Harvard University Press, 1991.
BRAKEL, Arthur. Ambiguity and Enigma in Art: The Case of Henry James and Machado de Assis. Comparative Literature Studies, The Pennsylvania State University Press, v. 19, n. 4, p. 442-449, 1982.
BROOKS, Peter. Realist Vision. New Haven, London: Yale University Press, 2005.
CÁFFARO, Geraldo. “From Beyond the Grave”: The Posthumous Trope in Nathaniel Hawthorne, Machado de Assis, and Henry James. In: ROWE, John Carlos (Ed.). Henry James Today. Newcastle: Cambridge Scholars, 2014. p. 113-127.
CARROLL, Lewis. The Annotated Alice: Alice’s Adventures in Wonderland and Through the Looking Glass. Ed. Martin Gardner. London: Penguin, 2001.
CURTIUS, Ernst Robert. European Literature and the Latin Middle Ages. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1990.
DIXON, Paul. Os contos de Machado de Assis: mais do que sonha a filosofia. Porto Alegre: Movimento, 1992.
HORNE, Philip. Henry James: The Master and the ‘Queer Affair’ of “The Pupil”. Critical Quarterly, John Wiley and Sons, v. 37, n. 3, p. 75-92, set. 1995.
HOY, Helen. Homotextual Duplicity in Henry James’s “The Pupil”. The Henry James Review, Johns Hopkins University Press, v. 14, n. 1, p. 34-42, 1993.
JAMES, Henry. On “The Pupil”. In: JAMES, Henry. Tales of Henry James. Ed. Christof Wegelin, Henry B. Wonham. New York, London: Norton, 2003. p. 409-413.
JAMES, Henry. The Pupil. In: WEGELIN, Christof; WONHAM, Henry B. (Eds.). Tales of Henry James. New York, London: Norton, 2003. p. 133-171.
MOON, Michael. A Small Boy and Others: Imitation and Initiation in American Culture from Henry James to Andy Warhol. Durham, London: Duke University Press, 1998.
PARREIRA, Marcelo Pen. Realidade possível: dilemas da ficção em Henry James e Machado de Assis. São Paulo: Ateliê, 2012.
PASSOS, José Luiz. Machado de Assis, Moral Imagination and the Novel. Machado de Assis em Linha, São Paulo, v. 7, n. 13, p. 5-18, jun. 2014. https://doi.org/10.1590/S1983-68212014000100003
PASSOS, José Luiz. O mal e a metamorfose em Machado de Assis. Luso-Brazilian Review, University of Wisconsin Press, v. 46, n. 1, p. 57-74, 2009.
PAULSON, Ronald. Sin and Evil: Moral Values in Literature. New Haven, London: Yale University Press, 2007. https://doi.org/10.12987/yale/9780300120141.001.0001
VASTOLO, Manuela. Class Ties in “The Pupil”. In: DE BIASIO, Anna; DESPOTOPOULOU, Anna; IZZO, Donatella. Transforming Henry James. Newcastle: Cambridge Scholars, 2013. p. 304-318.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Amândio Reis (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).