Terpsícore e o romance moderno: cenas de baile em narrativas francesas do século XIX

Autores

  • Claudia Helena Daher Universidade Federal do Paraná Autor

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.3.41-55

Palavras-chave:

cena de baile, romance francês, século XIX, modernidade

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo do romance moderno francês a partir de um de seus topoi: a cena de baile, que a partir do século XIX passa a aparecer de maneira cada vez mais sistemática, mimetizando, de certa maneira, a eclosão do baile como fenômeno social burguês, classe que se apropria de um imaginário idealizado da antiga classe dominante, a nobreza. Essa mudança no campo literário acompanha a evolução dos costumes pela qual passa a sociedade a partir da Revolução Francesa, quando uma nova mentalidade começa a se formar, e as noções de indivíduo e de isolamento são colocadas em evidência. Através da leitura de três cenas de baile, apresentam-se alguns aspectos das tensões e conflitos que marcam o indivíduo e sua relação com o mundo moderno. Como orientação teórica, destacam-se os estudos sobre o romance de Watt e sobre a representação da realidade, de Auerbach.

Biografia do Autor

  • Claudia Helena Daher, Universidade Federal do Paraná

    Professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, área de Francês.

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Publicado

2017-12-29

Edição

Seção

Dossiê – Atualidade da Crítica e da Teoria das Literaturas de Expressão Francesa

Como Citar

Terpsícore e o romance moderno: cenas de baile em narrativas francesas do século XIX. (2017). Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 27(3), 41-55. https://doi.org/10.17851/2317-2096.27.3.41-55