Deslocamentos como “imperativos da sobrevivência” em O engate, de Nadine Gordimer
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.28.2.51-68Palabras clave:
literatura contemporânea em língua inglesa, África do Sul, deslocamentos, globalização, Nadine GordimerResumen
Este artigo apresenta uma leitura do romance O engate, da escritora sul-africana Nadine Gordimer, a partir da indagação sobre as (im)possibilidades de deslocamento por sujeitos diferentemente situados no mundo contemporâneo. O problema da pesquisa residiu no questionamento sobre quais relações os sujeitos estabelecem entre si e com os espaços no contexto do fenômeno denominado globalização, mais especificamente em África. Como balizas teóricas, foram acionados autores com posicionamentos epistemológicos nem sempre convergentes, mas que se debruçam sobre o cenário contemporâneo, a exemplo de Mbembe e Bauman. Metodologicamente, utilizou-se a análise crítica. Como resultados, tem-se que a ordem globalizante impõe restrições ao deslocamento de determinados sujeitos enquanto concede a outros a livre circulação, a despeito do discurso celebrativo sobre o apagamento das diferenças.
Descargas
Citas
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Tradução de Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
CARBONIERI, D. A compensação da imobilidade em Nuruddin Farah. Cuiabá: EdUFMT, 2013.
FELDMAN, Alba K. T. Um longo caminho até o lar: a representação da diáspora contemporânea e suas implicações no romance O engate, de Nadine Gordimer. 2006. 208 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2006. Disponível em: http://www.ple.uem.br/defesas/pdf/aktfeldman.pdf. Acesso em: 25 abr. 2018.
FOUCAULT, Michel. Outros espaços. In MOTTA, Manoel Barros da (Org.). Estética: literatura e pintura, música e cinema. Tradução de Inês Autran Dourado Barbosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. p. 411-422. (Coleção Ditos e Escritos III)
GOMES, Renato Cordeiro. Cosmopolitismos, nacionalismos, lugares e não-lugares na cultura contemporânea. In: MASINA, Lea; BITENCOURT, Gilda N.; SCMIDT, Rita Terezinha. (Org.). Geografias literárias e culturais: espaços/temporalidades. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. p. 93-113.
GORDIMER, Nadine. O engate. Tradução de Beth Vieira. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
HISSA, Cássio E. V. A mobilidade das fronteiras: inserções da geografia na crise da modernidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.
HOUNTONDJI, Paulin J. Conhecimento de África, conhecimento de africanos. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 119-131.
LEITE, Ana Mafalda. Cenografias pós-coloniais nas literaturas africanas. In: SILVA, Agnaldo R.; BATTISTA, Elisabeth; MAQUÊA, Vera. (Org.). Poéticas, políticas e representações literárias. São Paulo: Arte e Ciência, 2011. p. 59-70.
LOUKSON, Ives Sangouing. Représentation et migration dans The Pickup de Nadine Gordimer. 2008. 108 f. Mémoire (Maîtrise ès Lettres) – Faculté des Arts, Lettres et Sciences Humaines, Université de Yaoundé I, Yaoundé, 2008. Disponível em: http://eprints.campuce.org/95/1/M%C3%A9moire_maitrise_Loukson_final.pdf. Acesso em: 25 abr. 2018.
MARTINS, Anderson Bastos. O deserto e o espelho: refletindo sobre a heterotopia com Michel Foucault e Nadine Gordimer. Revista Odisseia, n. 2, 2009. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/2058. Acesso em: 25 abr. 2018.
MARTINS, Anderson Bastos. Onde fica o meu país?: o exílio e a migração na ficção pós-apartheid de Nadine Gordimer. 2010. 274 f. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
MASSEY, Doreen. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Tradução de Hilda Pareto Maciel e Rogério Haesbaert. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
MBEMBE, Achille. Sair da grande noite: ensaio sobre a África descolonizada. Ramada: Edições Pedago, 2014.
OGAWA, Renata Mayumi. Citizens of nowhere? asymmetrical displacements in Nadine Gordimer’s The Pickup. 2010. 69 f. Dissertação (Mestrado Inglês e Literatura Correspondente) – Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93526. Acesso em: 25 abr. 2018.
PADILHA, Laura Cavalcante. Um trânsito por fronteiras. In: MASINA, Lea; BITENCOURT, Gilda N.; SCMIDT, Rita Terezinha. (Org.). Geografias literárias e culturais: espaços/temporalidades. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. p. 67-77.
TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difel, 1980.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Lilian Reichert Coelho (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).