“Your Words and Your Performances Are no Kin Together”: um estudo sobre o clown do teatro shakespeariano

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.4.29-48

Palabras clave:

clown, roteiro, performance, Shakespeare

Resumen

Formado pela fusão de ator e personagem, o clown do palco shakespeariano não se submetia à tirania do script: sua atuação era marcada por improvisos e interações com o público. O presente artigo busca transcender a análise do texto dramático para lançar luz sobre ele, uma criatura do teatro elisabetano-jaimesco que desafiava e reinventava a peça concebida por seu criador. No espaço liminal entre palco e realidade, sua performance cômica roubava a cena, tornando a experiência teatral inescapavelmente imprevisível.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Erika de Freitas Coachman, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora do Colégio de Aplicação da UFRJ.

Citas

ALDEN, Raymond M. The Use of Comic Material in the Tragedy of Shakespeare and his Contemporaries. The Journal of English and Germanic Philology, v.13, n. 2, p. 281-298, 1914.
BELL, Robert. Shakespeare’s Great Stage of Fools. New York: Palgrave-Macmillan, 2011. DOI: https://doi.org/10.1057/9780230337725.
CHARLES, Lucile Hoerr. The Clown’s Function. The Journal of American Folklore, v. 58, n. 227, p. 25-34, 1945. DOI: https://doi.org/10.2307/535333.
DOBSON, Michael; WELLS, Stanley (eds.). The Oxford Companion to Shakespeare. Oxford: Oxford University Press, 2001.
GURR, Andrew. Shakespeare’s Playhouses. In: KASTAN, David (ed.). A Companion to Shakespeare. Oxford: Blackwell, 1999, p. 362-376. DOI: https://doi.org/10.1111/b.9780631218784.1999.00023.x.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens. O jogo como elemento da cultura. Tradução de João Paulo Monteiro. São Paulo: Editora Perspectiva, 2012.
KASTAN, David. Shakespeare and the Book. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
PREISS, Richard. Clowning and Authorship in Early Modern Theatre. Cambridge University Press, 2015. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139567794.
SHAKESPEARE, William. Tradução de Barbara Heliodora. Teatro completo. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2009. 3 v.
SOUTHWORTH, John. Fools and Jesters at the English Court. Gloucestershire: Sutton Publishing, 1998.
VIDEBAEK, Bente. The Stage Clown in Shakespeare’s Theatre. London: Greenwood Press, 1996.
WEIMANN, Robert; BRUSTER, Douglas. Shakespeare and the Power of Performance: Stage and Page in the Elizabethan Theatre. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511481437.
WILES, David. Shakespeare’s Clown: Actor and Text in the Elizabethan Playhouse. Cambridge: Cambridge University Press, 1987. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511553417.

Publicado

2019-12-19

Cómo citar

de Freitas Coachman, E. (2019). “Your Words and Your Performances Are no Kin Together”: um estudo sobre o clown do teatro shakespeariano. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 29(4), 29–48. https://doi.org/10.17851/2317-2096.29.4.29-48

Número

Sección

Dossiê – Criadores e Criaturas na Literatura