Obra e livro
apontamentos para um debate conceitual
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2021.25072Palabras clave:
obra, livro, espaço, teoria da obra, história do livro, teoria do espaçoResumen
Segundo uma perspectiva teórica e comparativa, apresentamos alguns apontamentos sobre as noções de obra (em sentido abrangente e em sentido estrito de obra literária e obra artística) e livro (em sentido estrito de objeto material e em sentidos translatos), tratadas como noções-problema e em algumas de suas variações históricas e relativas aos campos em que são utilizadas, especialmente nos estudos literários, na teoria da arte e nos estudos editoriais, com destaque para questões de natureza espacial. As linhas de desenvolvimento abarcam: os sistemas sígnicos constitutivos da obra (sobretudo a escrita e seus códigos, como o alfabético); os sistemas técnicos de produção e recepção da obra; as relações do livro com as formas que tentam expandi-lo (como os livros-objeto e os livros de artista); a discussão sobre outros conceitos correlatos ao de materialidade, como os conceitos de corpo e substância.
Descargas
Citas
BACHELARD, Gaston. Estudos. Tradução de Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.
BARTHES, Roland. A preparação do romance II: a obra como vontade: notas de curso no Collège de France 1979-1980. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. Tradução de Mario Laranjeira. São Paulo: Brasiliense, 1988.
BERLITZ, Charles. As línguas do mundo. Tradução de Heloisa Gonçalves Barbosa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.
BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BRANDÃO, Luis Alberto. Tablados: livro de livros. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2004.
BRANDÃO, Luis Alberto. Teorias do espaço literário. São Paulo: Perspectiva, 2013.
CADÔR, Amir Brito. O livro de artista e a enciclopédia visual. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2016.
CALDAS, Waltercio. Livros. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo; Porto Alegre: Museu de Arte do Rio Grande do Sul, 2002.
CALVINO, Italo. Livro de areia. Tradução de Maurício Santana Dias. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
CARRIÓN, Ulisses. Fazer livros. Tradução de Amir Brito Cadôr. Belo Horizonte: C/Arte, 2011.
CASEY, Edward S. The Fate of Place: A Philosophical History. Berkeley: University of California Press, 1997.
CASTRO, Marcílio França. Histórias naturais. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
CHARTIER, Roger. Escutar os mortos com os olhos. Tradução de Jean Briant. Estudos Avançados, São Paulo, v. 24, n. 69, p. 7-30, maio-ago. 2010. DOI: http://doi.org/10.1590/S0103-40142010000200002.
COLLIGAN, Colette. A Publisher’s Paradise: Expatriate Literary Culture in Paris, 1890-1960. Amherst: University of Massachusetts Press, 2014.
DANE, Joseph A. What is a Book?: The Study of Early Printed Books. Notre Dame: University of Notre Dame Press, 2012.
DARNTON, Robert. The Case for Books: Past, Present and Future. New York: PublicAffairs, 2009.
FINKELSTEIN, David; McCLEERY, Alistair (ed.). The Book History Reader. 2. ed. London: Routledge, 2006.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7. ed. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
FOUCAULT, Michel. O corpo utópico; as heterotopias. Tradução de Salma Tannus Muchail. São Paulo: N-1 Edições, 2013.
GUTJAHR, Paul C.; BENTON, Megan L. (ed.). Illuminating Letters: Typography and Literary Interpretation. Amherst: University of Massachusetts Press, 2001.
HALL, David D. Cultures of Print: Essays in the History of the Book. Amherst: University of Massachusetts Press, 1996.
HOWSAM, Leslie (ed.). The Cambridge Companion to the History of the Book. Cambridge: Cambridge University Press, 2015. DOI: http://doi.org/10.1017/CCO9781139152242.
JAMMER, Max. Concepts of Space: The History of Theories of Space in Physics. 3. ed. New York: Dover, 1993.
LANG, Anouk (ed.). From Codex to Hypertext: Reading at the Turn of the Twenty-First Century. Amherst: University of Massachusetts Press, 2012.
LYONS, Marty. Books: A Living History. Los Angeles: The J. Paul Getty Museum, 2011.
MAMMÌ, Lorenzo. O que resta: arte e crítica de arte. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
MARTIN, Henri-Jean; FEBVRE, Lucien. O aparecimento do livro. Tradução de Fulvia M. L. Moretto, Guacira Marcondes Machado. São Paulo: Ed. Unesp: Ed. Hucitec, 1992.
MELOT, Michel. Livro,. Tradução de Marisa Midori Deaecto, Valéria Guimarães. Cotia: Ateliê Editorial, 2012.
NANCY, Jean-Luc. 58 indícios sobre o corpo. Tradução de Sérgio Alcides. Revista UFMG, Belo Horizonte, v. 19, n. 1-2, p. 42-57, jan./dez. 2012. DOI: http://doi.org/10.35699/2316-770X.2012.2710.
NAVAS, Adolfo Montejo. À luz do olhar. In: CALDAS, Waltercio. Livros. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo; Porto Alegre: Museu de Arte do Rio Grande do Sul, 2002. p. 31-52.
PAIVA, Ana Paula Mathias de. A aventura do livro experimental. Belo Horizonte: Autêntica; São Paulo: Edusp, 2010.
RAMOS, Nuno. O mau vidraceiro. São Paulo: Globo, 2010.
ROTHENBERG, J.; CLAY, S. (ed.). A Book of the Book. New York: Granary Books, 2000.
SILVEIRA, Paulo. A página violada. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2001.
SÜSSEKIND, Flora. Cinematógrafo de letras: literatura, técnica e modernização no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
TASSINARI, Alberto. O espaço moderno. São Paulo: CosacNaify, 2001.
TSCHUMI, Bernard. Architecture and Disjunction. Cambridge: The MIT Press, 1999.
VALÉRY, Paul. Alfabeto. Tradução de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Luis Alberto Ferreira Brandão Santos (Autor)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).