Shinjū Ten no Amijima, de Chikamatsu Monzaemon
dos jogos de palavras ao conflito giri-ninjō
Palabras clave:
teatro japonês, Bunraku, período Edo, literatura japonesa, Chikamatsu Monzaemon, japanese theatre, edo period, japanese literatureResumen
Resumo: O teatro de bonecos bunraku, também conhecido como ningyō jōruri, é uma das quatro formas tradicionais de arte dramática japonesa. Embora tenha tido sua estrutura estudada com o merecido fôlego em língua portuguesa, suas peças ainda carecem, nos estudos literários brasileiros, de um olhar analítico mais aprofundado. Foi para bunraku que alguns dos principais textos da literatura dramática nipônica foram escritos, com especial destaque às obras de Chikamatsu Monzaemon (1653-1725), mais relevante dramaturgo do Japão pré-moderno (1600-1868). Este artigo tem por objetivo tecer considerações sobre a peça Shinjū Ten no Amijima (Suicídio amoroso em Amijima – 1721), muitas vezes apontada como a obra-prima de Chikamatsu. Iremos nos ater na estrutura geral da peça, no jogo de palavras que compõe o título e no conflito entre o giri (“obrigações sociais”) e o ninjō (“sentimentos humanos”), aspecto frequentemente associado aos enredos das obras do dramaturgo.
Palavras-chave: teatro japonês; bunraku; período Edo; literatura japonesa; Chikamatsu Monzaemon.
Abstract: Japan’s puppet theater, bunraku, also known as ningyō jōruri, is one of the four traditional forms of Japanese dramatic art. Although the structure of bunraku has already been adequately studied in Portuguese language, its plays still lack, in Brazilian literary studies, a more in-depth analytical look. It was for bunraku that some of the main texts of Japanese dramatic literature were written, with special emphasis on the works of Chikamatsu Monzaemon (1653-1725), the most important playwright of pre-modern Japan (1600-1868). This article aims to make considerations about the play Shinjū Ten no Amijima (The Love Suicide at Amijima – 1721), often considered Chikamatsu’s masterpiece. We focus on the general structure of the play, on the plays on words that make up the title and on the conflict between giri (“social obligations”) and ninjō (“human feelings”), an aspect often associated with the playwright’s works.
Keywords: Japanese Theatre; Bunraku; Edo period; Japanese Literature; Chikamatsu Monzaemon.
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