A problemática do poder na escrita teatral de Griselda Gambaro
DOI :
https://doi.org/10.17851/2317-2096.4..81-88Résumé
Esta pesquisa utiliza o conceito de gênero e a teoria semiótica, na abordagem da produção teatral de Griselda Gambaro (1928). Griselda Gambaro se caracteriza por uma linguagem mordaz e uma enunciação a partir do "outro". Seus textos levam o espectador a situações limites onde as personagens lutam contra o poder que anula quase sempre toda forma de vida, testemunhando as relações destrutivas existentes em nossas sociedades. O artigo parte do "eu" como sujeito produtor de discursos no interior de uma determinada cultura e reflete sobre as linguagens usadas dentro do corpus analisado; assim como sobre as variações de perspectivas e semânticas produzidas nos distintos períodos da escrita de Griselda Gambaro.Téléchargements
Références
ANDRADE, Elba; CRAMSIE, Hilde (ed.). Dramaturgas latinoamericanas contemporáneas. Madrid: Verbum, 1991.
GAMBARO, Griselda. Obras completas. Argentina: La Flor, 1984, 1987, 1989, 1990, 1991. v. I, II, III, IV, V.
GIORDANO, Enrique. Ambiguedad y alteridad del sujeto dramático en El campo de Griselda Gambaro. Alba de América. USA: Instituto de Cultura Hispánico, v. VII, fascículos 13 e 14, p. 47-59, jul. 1989.
MÉNDEZ, Teresa. Entrevista a Griselda Gambaro. Alba de América. USA: Instituto de Cultura Hispánico, v. VII, fascículos 13 e 14, p. 419-427, jul. 1989.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Sara del Carmen Rojo de la Rosa (Autor) 1996
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).