A grande arte: palavra e imagem

Auteurs

  • Vera Lúcia Follain de Figueiredo Auteur

DOI :

https://doi.org/10.17851/2317-2096.8..42-49

Mots-clés :

detective novel, Brazilian motion picture, market.

Résumé

Resumo: No romance A grande arte, de Rubem Fonseca, a tensão entre as exigências do mercado editorial e a autonomia da arte resolve-se pela adoção de uma estética ambígua. No filme A grande arte, de Walter Salles Junior, a tentativa de preservar esta ambigüidade, realizada de maneira superficial, desequilibra a obra.

Palavras-chave: romance policial; cinema brasileiro; mercado.

Absctract: In the novel A grande arte, by Rubem Fonseca, the tension between the demands of the editorial market and the autonomy of art is resolved by the adoption of ambiguous aesthetics. In Walter Salles Junior’s motion picture, A grande arte, the rather superficial attempt to maintain that ambiguity jeopardizes the balance of the work. 

Keywords: detective novel; Brazilian motion picture; market.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BARTHES, Roland. A câmara clara. Lisboa: Edições 70, 1981.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

CORTÁZAR, Julio. As armas secretas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994.

FONSECA, Rubem. A grande arte. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983.

FONSECA, Rubem. Vastas emoções e pensamentos imperfeitos.

FONSECA, Rubem. O caso Morel. Rio de Janeiro: Artenova, 1973.

Téléchargements

Publiée

2018-03-02

Numéro

Rubrique

Dossiê - Literatura e Cinema - O Filme Quis Dizer "Eu Sou o Samba"

Comment citer

Figueiredo, V. L. F. de. (2018). A grande arte: palavra e imagem. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 8, 42-49. https://doi.org/10.17851/2317-2096.8..42-49