O Sentido de "Estranho" em Leslie Silko e Kaka Werá Jecupé: Identidades Culturais, Deslocamento e Terra
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.9..68-77Resumo
Análise da narrativa da trajetória pessoal de personagens que revelam sua perplexidade enquanto sujeitos indígenas diante de experiências de deslocamentos forçados e perda da ligação com a terra e com o lar. O estudo é realizado à luz do conceito de “estranho” ou estranhamento de Homi Bhabha e focaliza a personagem revolucionária, Angelita La Ecapía, em Almanac of the Dead, e o narrador de Todas as vezes que dissemos adeus. O texto procura enfatizar elementos que fazem emergir a força política da narrativa ao revelarem que luta pelo espaço entre fronteiras e diversas esferas de ação ocasiona sentimentos contraditórios e muitas vezes traumáticos para os sujeitos em questão.Downloads
Referências
ASHCROFT, Bill; GRIFFITHS, Gareth; TIFFIN, Helen. Key Concepts in Post-Colonial Studies. Londres/Nova York. 1998.
BARNETT, Louise; THORSON, James L (Ed.). Leslie Marmon Silko: A Collection of Critical Essays. Albuquerque: Univ. of New Mexico Press, 1999.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Myriam Ávila, Eliana Reis e Gláucia Gonçalves (Trad.) Belo Horizonte: Editora UFMG. 2001.
DONNELLY, Daria. Old and New Notebooks: Almanac of the Dead as Revolutionary Entertainment. In: BARNETT, Louise; THORSON, James (Ed.). Leslie Marmon Silko: A Collection of Critical Essays. Albuquerque: Univ. of New Mexico Press, 1999, p. 245-259.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro (Trad.). Rio de Janeiro: DP&A, 1997.
HERNANDEZ, Jennifer Browdy de. The Plural Self: The Politicization of Memory and Form in Three American Ethnic Autobiographies. In: SINGH, Amritjit; SKERRETT JR, Joseph T.; HOGAN , Robert E. (Ed.). Memory and Cultural Politics: New Approaches to American Ethnic Literatures. Boston: Northeastern Univ. Press, 1996, p. 41-59.
IRR, Caren. The Timeliness of Almanac of the Dead, or a Postmodern Rewriting of Radical Fiction. In: BARNETT, Louise; THORSON, James (Ed.). Leslie Marmon Silko: A Collection of Critical Essays. Albuquerque: Univ. of New Mexico Press, 1999, p. 223-244.
JAKOSKI, Helen. Leslie Marmon Silko: A Study of the Short Fiction. Nova York: Twayne Publishers, 1988.
JECUPÉ, Kaka Werá. A terra dos mil povos: história indígena do Brasil contada por um índio. São Paulo: Fundação Peirópolis, 1998.
JECUPÉ, Kaka Werá. Todas as vezes que dissemos adeus. São Paulo: Fundação Phytoervas, [s.d.].
LOOMBA, Ania. Colonialism/Postcolonialism. London & New York: Routledge, 1998.
MOORE, David L. Silko’s Blood Sacrifice: The Circulating Witness in Almanac of the Dead. In: BARNETT, Louise; THORSON, James (Ed.). Leslie Marmon Silko: A Collection of Critical Essays. Albuquerque: Univ. of New Mexico Press, 1999, p. 149-183.
SILKO, Leslie Marmon. Almanac of the Dead. Nova York: Penguin, 1992
WHITROW, G. J. O tempo na história: concepções do tempo da pré-história aos nossos dias. Maria Luiza X. de A. Borges (Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2002 Lúcia Helena Azevedo Vilela (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).