Entrevistas com Mulheres de Escritores Brasileiros: Histórias Silenciosas da Criação
DOI :
https://doi.org/10.17851/2317-2096.9..106-116Résumé
Este ensaio é baseado na análise de 14 entrevistas jornalísticas e biográficas, realizadas com mulheres de escritores que despontaram na primeira metade do século XX. A investigação reflete a entrevista como uma produção de confissões, carregando um tipo de experiência mnêmica. Os depoimentos fornecem um panorama do processo criativo inserido no ambiente da intimidade da casa, alicerce profundo da interioridade do homem burguês, revelando a possibilidade de construção de uma história privada da literatura, bem como de uma história cultural do gênero.Téléchargements
Références
BARTHES, Roland. A câmara clara. Trad. Manuela Torres. Lisboa: Ed. 70, 1989.
CAMARA, Cristiane Yamada. Mário na Lopes Chaves. São Paulo: Memorial, 1996.
DEL PRIORI, Mary. História do cotidiano e da vida privada. In: CARDOSO, Ciro Flamarion & VAINFAS, Ronaldo. Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
DUBY, Georges (Org.). História da vida privada. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. v. 2: da Europa feudal à Renascença.
DUBY, Georges. Prefácio à história da vida privada. In: VEYNE, Paul (Org.) História da vida privada. Trad. Hildegard Feist. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. v. 1: Do Império Romano ao ano mil.
FERRAROTTI, Franco. Histoire et histoires de vie; la méthode biographique dans les sciences sociales. Trad. Marianne Modak. Paris: Méridiens Klincksieck, 1990.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade. Trad. Maria Theresa Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1977. v. 1: A vontade de saber.
GOLIN, Cida. Memórias de vida e criação. Porto Alegre: Edipucrs, 1999.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Trad. Laurent Schaffter. São Paulo: Vértice, 1990.
HOBSBAWM, C.J. Era dos extremos: o breve século XX / 1914-1991. Trad. Marcos Santarrita. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
JEUDY, Henri-Pierre. Memórias do social. Trad. Márcia Cavalcanti. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.
KHÉDE, Sônia Salomão. A quem interessa o crime? Ou: o romance policial à procura de sua identidade. In: ZILBERMAN, Regina. (Org.) Os preferidos do público; os gêneros da literatura de massa. Petrópolis: Vozes, 1987.
LEJEUNE, Philippe. Je est un autre: l’autobiographie de la littérature aux médias. Paris: Éd. du Seuil, 1980.
LEJEUNE, Philippe. Le pacte autobiographique (bis). Poétique, Paris, n. 56, p. 4l6-434, nov. 1983.
MEYER, Marlyse. Folhetim: uma história. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
MORGANTI, Vera Regina. Confissões do amor e da arte. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1994.
MORIN, Edgar. A entrevista nas ciências sociais, no rádio e na televisão. In: MOLES, Abraham et al. Linguagem da cultura de massas: televisão e canção. Petrópolis: Vozes, 1973.
PERROT, Michelle. (Org.). Introdução. Trad. Denise Bottman e Bernardo Joffily. São Paulo: Companhia das Letras, 1991. v. 4: da Revolução Francesa à Primeira Guerra.
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Variações sobre a técnica de gravador no registro da informação viva. São Paulo: T.A. Queiroz, 1991.
RICOEUR, Paul. O si-mesmo como um outro. Trad. Lucy Moreira César. Campinas; Papirus, 1991.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Trad. Constança César. São Paulo: Papirus, 1994. v. 1.
VELHO, Gilberto. Memória, identidade, projeto. In: DIAS, Ângela Maria (Org.) Identidade e memória, Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 95, out./dez., 1988.
VEYNE, Paul. Como se escreve a história; Foucault revoluciona a história. 3. ed. Trad. Alda Baltar et al. Brasília: UNB, 1995.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cida Golin (Autor) 2002
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).