Espaço literário, percepção e perspectiva
DOI :
https://doi.org/10.17851/2317-2096.15.1.221-229Mots-clés :
espaço literário, percepção, literatura e ética, Guimarães Rosa, espacio literário, percepción, literatura y ética.Résumé
Resumo: O artigo fundamenta a abordagem do espaço literário como elemento composicional particularmente atento à percepção do entorno pelas personagens. Define espaço literário e revisita, sob esse aspecto, o motivo da travessia no romance Grande sertão: veredas.
Palavras-chave: espaço literário; percepção; literatura e ética; Guimarães Rosa.
Resumen: El artículo fundamenta el abordaje del espacio literario como elemento composicional particularmente atento a la percepción del entorno por los personajes. Define espacio literario y analisa una vez más, bajo ése aspecto, el motivo de la travesía en la novela Grande sertão: veredas.
Palabras-clave: espacio literário; percepción; literatura y ética; Guimarães Rosa.
Téléchargements
Références
ASSERT, Bodo. Der Raum in der Erzählkunst. Wandlungen der Raumdarstellung in der Dichtung des 20. Jahrhunderts. 1973. 300 f. Tese (Doutoramento) – Universidade Tübingen, 1973.
BRANDÃO, Luis Alberto. Breve história do espaço na teoria da literatura. Cerrados, Brasília, n. 19, p.115-134, 2005.
BRANDÃO, Luis Alberto. Tablados. Rio de Janeiro: 7Letras, 2004.
COSTA, Marta Morais da. (A) Claráguas ou a simbologia do elemento aquático em
Grande sertão: veredas. Estudos Brasileiros, v. 3, n. 4, p. 231-258, 1977.
GALVÃO, Walnice Nogueira. Metáforas náuticas. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, v. 41, p. 123-130, 1996.
HILLEBRAND, Bruno. Mensch und Raum im Roman. Studien zu Keller, Stifter, Fontane. Mit einem einführenden Essay zur europäischen Literatur. München, 1971.
KOEHLER, Jaqueline. Lugar sertão se divulga: é onde a cidade carece de fechos. (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.
KUSCHEL, Karl- Josef. Im Spiegel der Dichter. Mensch, Gott und Jesus in der Literatur des 20. Jahrhunderts. Düsseldorf: Patmos, 1997.
MANDRY, Literatur ohne Moral. Literaturwissenschaft und Ethik im Gespräch. Münster: LIT, 2003.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Trad. Carlos Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
ROCHE, Mark William. Die Moral der Kunst. Über Literatur und Ethik. Beck, 2002.
ROSA, João Guimarães. Ficção completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. v. 2.
SOETHE, Paulo Astor. Sobre a sátira: contribuições da teoria literária alemã na década de 60. Fragmentos, Florianópolis, v. 7, n. 2, p. 7-27, jan.-jun. 1998.
SOETHE, Paulo Astor. Thomas Mann e Guimarães Rosa: montanha e sertão do tamanho do mundo. In: KESTLER et al. Estudos anglo-germânicos em perspectiva. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 2002. p. 29-41.
SPAEMANN, Robert. Felicidade e benevolência: ensaio sobre ética. Trad. Paulo Astor Soethe. São Paulo: Loyola, 1996.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Paulo Astor Soethe (Autor) 2007
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).