A diferença e a alteridade
DOI :
https://doi.org/10.17851/2317-2096.16.2.44-56Mots-clés :
representação do mestiço, literatura do Canadá, literatura dos Estados Unidos, représentation du Métis, littérature du Canada, littérature des Etats-Unis.Résumé
Resumo: Este texto se propõe a discutir o pensamento diferencialista da crítica e da literatura norte-americanas presente no tratamento da alteridade em relação às representações dos mestiços e a mostrar que ele é diferente da lógica universalista brasileira. Muito se falou da ideologia do branqueamento no Brasil, que possibilita a passagem de uma cor/raça a outra, considerada superior. Este fenômeno, chamado de passing em inglês, em que os mulatos/mestiços claros podem ocultar sua origem, mudar de região e se fazer passar por brancos, também existe na América do Norte. Este tema – que aparece em vários romances – é altamente problemático nos dias de hoje, em que as minorias são instadas, pelo pensamento politicamente correto, a se assumir e lutar pelo direito à diferença. Esta visão nega ao personagem do mestiço-quase-branco o direito à singularidade e à construção de uma identidade individual(ista), já que ele deve se inserir sempre no âmbito de uma luta coletiva.
Palavras-chave: representação do mestiço; literatura do Canadá; literatura dos Estados Unidos.
Résumé: Ce texte se propose à discuter la pensée différencialiste, présente dans la critique et la littérature nord-américaines, laquelle se manifeste dans le traitement de l’altérité des Métis et à démontrer ainsi qu’elle se distingue de la logique universaliste brésilienne. On a beaucoup écrit sur l’idéologie du blanchiment au Brésil, qui rend possible le passage d’une couleur/race à l’autre, considérée supérieure. Ce phénomène, dénommé passing en anglais, par lequel les mulâtres/métis clairs de peau peuvent cacher leur origine, changer de région et se faire passer pour blancs, existe aussi en Amérique du Nord. Ce thème – qui apparaît dans plusieurs romans – est très problématique de nos jours, quand les minorités sont amenées par la pensée de la correction politique à s’assumer et à lutter en faveur du droit à la différence. Cette vision dénie au personnage du métis-presque-blanc le droit à la singularité et à la construction d’une identité individuelle/individualiste puisqu’il doit s’insérer toujours dans le cadre d’une lutte collective.
Mots-clés: représentation du Métis; littérature du Canada; littérature des Etats-Unis.
Téléchargements
Références
ALBERTAN-COPPOLA, Sylviane. La notion de métissage à travers les dictionnaires du XVIIIème siècle. In: MARIMOUTOU, Jean-Claude Carpanin; RACAULT, Jean- Michel (Ed.). Métissages. Paris: L’Harmattan, 1992.
APPIAH, Kwame Anthony. Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila; Eliana Lourenço de Lima Reis; Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
BOURDIEU, Pierre; WACQUANT, Loïc. On the Cunning of Imperialism Reason. Theory, Culture & Society, SAGE, London, v. 16(1), p. 41-58, 1999.
EIGENBROD, Renate. Travelling Knowledges. Positioning the Im/Migrant Reader of Aboriginal Literatures in Canada. Winnipeg: University of Manitoba Press, 2005.
FANON, Frantz. Peau noire masques blancs. Paris: Seuil, 1952.
FAULKNER, William. Absalão, Absalão! Trad. Sônia Régis. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1981.
FAULKNER, William. Luz em agosto. Trad. Celso Mauro Paciornik. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
FEE, Margery. Deploying Identity in the Face of Racism. In: MOSIONIER, Beatrice Culleton. In Search of April Raintree. Critical Edition edited by Cheryl Suzack. Winnipeg (Canada): Portage & Main Press, 1999.
FIGUEIREDO, Eurídice. Os discursos da mestiçagem: interseções com outros discursos, críticas, ressemantizações. Revista Gragoatá, Niterói: Programa de Pós-Graduação em Letras/EdUFF, n. 22, 2. sem. 2007.
FIGUEIREDO, Eurídice; PORTO, Maria Bernadette Velloso. Figurações da alteridade. Niterói: EdUFF/ABECAN, 2007.
FOSTER, John E. The Plains Metis. In: MORRISON, R. Bruce; WILSON, C. Roderick (Ed.). Native peoples. The Canadian Experience. Toronto: Oxford University Press, 2004. p. 297-319.
FREYRE, Gilberto. Sobrados e mucambos: decadência do patriarcado rural e desenvolvimento do urbano. São Paulo: Global, 2003.
FRY, Peter. A persistência das raças: ensaios antropológicos sobre o Brasil e a África Austral. São Paulo: Civilização Brasileira, 2005.
FRY, Peter et al. (Org.). Divisões perigosas: políticas raciais no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
HANCHARD, Michael. Orfeu e o poder: movimento negro no Rio de Janeiro e São Paulo (1945-1988). Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2001.
HANCHARD, Michael. Acts of Misrecognition: Transnational Black Politics, Anti- Imperialism and the Ethnocentrisms of Pierre Bourdieu and Loïc Wacquant. Theory, Culture & Society, SAGE, London, v. 20(4), p. 5-29, 2003.
LANDOWSKI, Eric. Presenças do Outro: ensaios de sociossemiótica. Trad. Mary Amazonas Leite de Barros. São Paulo: Perspectiva, 2002.
MOSIONIER, Beatrice Culleton. In Search of April Raintree. Critical Edition edited by Cheryl Suzack. Winnipeg (Canada): Portage & Main Press, 1999.
MOSIONIER, Beatrice Culleton. The Special Time. In: MOSIONIER, Beatrice Culleton. In Search of April Raintree. Critical Edition edited by Cheryl Suzack. Winnipeg (Canada): Portage & Main Press, 1999b.
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus
identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
PATERSON, Janet. Figures de l’Autre dans le roman québécois. Montréal: Nota Bene, 2004.
RIBEIRO, João Ubaldo. Viva o povo brasileiro. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 24 abr. 2005. Caderno 2 / Cultura, p. D3.
ROTH, Philip. A marca humana. Trad. Paulo Henriques Brito. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
SANTOS, Gislene Aparecida. A invenção do ser negro (um percurso das idéias que naturalizaram a inferioridade dos negros). São Paulo: Educ/Fapesp; Rio de Janeiro: Pallas, 2005.
THÉRIEN, Gilles. Le Métis comme horizon de la disparition. In: MARIMOUTOU, Jean-Claude Carpanin; RACAULT, Jean-Michel (Ed.). Métissages. Littérature-Histoire. Paris: L’Harmattan, 1992. v. 1. p. 119-130.
VELOSO, Caetano. Orpheus, rising from caricature. The New York Times, New York, 20, Aug. 2000. Arts and Leisure, Section 2, p. 1.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Eurídice Figueiredo (Autor) 2007

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).