Da terra e do céu, a poesia que vem dos bichos: Manoel de Barros e suas Memórias inventadas
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.21.3.131-137Palavras-chave:
animal, infância, memóriaResumo
Em Memórias inventadas, A infância (2003), A segunda infância (2006) e A terceira infância (2008), Manoel de Barros (Cuiabá, MT, 1916) traz para a escrita memorialista aspectos formais inusitados e apresenta uma fauna sui generis, composta por lesmas, lacraias, sapos, entre outros animais que habitualmente fogem a uma valoração positiva do ponto de vista estético. A exceção ficaria por conta dos pássaros, que se furtam ao padrão de apreciação dos bichos já referidos. O presente trabalho busca, de início, evidenciar a poesia do escritor como espaço de inclusão do que muitas vezes é tomado como repulsivo, evidenciando o sentido de metamorfose da arte, enquanto terreno da outridade; em segundo lugar, interessa ver como a figura do animal, em sua atuação no mundo natural, funciona como suporte para a dicção metanarrativa que impregna todo o relato, sendo, portanto, de suma importância, uma vez que as Memórias situam-se no domínio da poeisis.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. Trad. Antonio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
BARROS, Manoel de. Memórias inventadas: a infância. Ilustrações de Martha Barros. São Paulo: Planeta, 2003.
BARROS, Manoel de. Retrato do artista quando coisa. In: ____. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010. p. 364-365.
HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Trad. Maria da Conceição Costa. Lisboa: Edições 70, 1990.
LESTEL, Dominique. L’animalité: essai sur le satut de l’humain. Paris: Herne, 2007.
LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
LISPECTOR, Clarice. Morte de uma baleia. In: ______. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. p. 177-180.
MONTAIGNE, Michel. Ensaios. Tradução, prefácio e notas linguísticas e interpretativas de Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Tecnoprint, [s.d.].
MONTAGNER, Hubert. L’enfant et l’animal: les émotions qui libèrent l’inteligence. Paris: Odile Jacob, 2002.
MULLER, Adalberto (Org.). Manoel de Barros. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2010. (Coleção Encontros)
PASTOUREAU, Michel. Les animaux célèbres. Paris: Arléa, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 Fernanda Coutinho (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).