Das relações perigosas entre literatura e cinema: para além da “fidelidade”

Autores

  • Leonardo Francisco Soares Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.17851/2317-2096.23.3.87-97

Palavras-chave:

Literatura Comparada, cinema, adaptação, Choderlos de Laclos

Resumo

O propósito deste estudo é refletir sobre as potencialidades do diálogo entre cinema e literatura no âmbito dos estudos literários, focalizado a temática da adaptação. Para tanto, parto de uma crítica ao discurso da “fidelidade”, que paira em muitas das apreciações de adaptações fílmicas ou televisivas de obras literárias. Em seguida, tomo como exemplo duas adaptações do romance As relações perigosas (1782), de Choderlos de Laclos, produzidas quase que simultaneamente no final da década de 1980: Ligações perigosas (1988), de Stephen Frears, e Valmont (1989), de Milos Forman.

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Biografia do Autor

Leonardo Francisco Soares, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Professor Adjunto III do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia. Na Graduação atua no Núcleo de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa; Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Mestrado em Teoria Literária da Universidade Federal de Uberlândia (PPGLET/UFU).

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Publicado

2013-12-31

Como Citar

Soares, L. F. (2013). Das relações perigosas entre literatura e cinema: para além da “fidelidade”. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 23(3), 87–97. https://doi.org/10.17851/2317-2096.23.3.87-97

Edição

Seção

Dossiê - Intermidialidade - Parte III