Atributos privativos e musicais do fenômeno noturno

Auteurs

  • Clovis Salgado Gontijo Oliveira Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia

DOI :

https://doi.org/10.17851/2317-2096.25.1.165-182

Mots-clés :

fenômeno noturno, arte noturna, apofatismo, estética musical, Vladimir Jankélévitch

Résumé

Desde a sua análise como mero fenômeno, elaborada com pretensões de neutralidade, a noite é por nós concebida a partir de atributos predominantemente privativos. Estes se acentuam culturalmente na tradição ocidental, que tende a desvalorizá-los como signos de um vazio de ordem ontológica, epistemológica, ética e, até mesmo, estética. Associadas a uma esfera de negatividade, tais privações parecem impedir ou, pelo menos, dificultar o tratamento artístico da experiência noturna, sobretudo quando este pretende se realizar num modelo de arte em continuidade com uma proposta visual e iluminista. Tomando como base nossa tese de doutorado, intitulada O motivo da noite: da esterilidade indizível à musicalidade inefável, pretendemos aqui analisar de que modo os atributos privativos referentes à noite não só dificultam a sua mímese quanto estão presentes, sob nova interpretação, em contextos que revalorizam positivamente a experiência noturna, potencializando-a, assim, como motivo. Dentre estes contextos, concederemos particular atenção à arte musical, que, coincidentemente, manifesta para o teórico e o ouvinte alguns dos mesmos atributos privativos identificados na análise primária do noturno. A fim de efetuar este estudo, recorreremos ao pensamento de Vladimir Jankélévitch, principal fundamentação teórica da tese cujo percurso será sintetizado neste artigo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Clovis Salgado Gontijo Oliveira, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia

Professor assistente da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), doutor em Filosofia com menção em Estética e Teoria da Arte pela Faculdade de Artes da Universidade do Chile.

Références

BURKE, Edmund. Uma investigação filosófica sobre a origem de nossas idéias do sublime e do belo. Tradução, apresentação e notas de Enid Abreu Dobránszky. Campinas: Papirus, 1993. 181p.

ECO, Umberto. Arte e beleza na estética medieval. Tradução de Mario Sabino Filho. Rio de Janeiro: Record, 2010. 351p.

FREUD, Sigmund. Conferências introdutórias sobre psicanálise. Tradução de José Luís Meurer. Rio de Janeiro: Imago, 1976. 153p. (Obras completas; v. 22).

JANKÉLÉVITCH, Vladimir. La mort. Paris: Flammarion, 1966. 426p.

JANKÉLÉVITCH, Vladimir. La musique et l’ineffable. Paris: Seuil, 1983. 194p.

JANKÉLÉVITCH, Vladimir. Philosophie première: introduction à une philosophie du “presque”. Paris: Quadrige; PUF, 1986. 268p.

JANKÉLÉVITCH, Vladimir. La musique et les heures. Paris: Seuil, 1988. 293p.

JUAN DE LA CRUZ. Obras completas. 7. ed. preparada por Eulogio Pacho. Burgos: Monte Carmelo, 2000. 1.341p. (Colección maestros espirituales carmelitas; 3).

LACAN, Jacques. Le Séminaire: livre XX. Encore. Texte établi par Jacques-Alain Miller. Paris: Seuil, 1975. 186p.

NIETZSCHE, Friedrich. Aurora: reflexões sobre preceitos morais. Tradução, notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. 330p.

NOVALIS. Hymns to the Night. Ed. bilíngue inglês, alemão. Tradução: Dick Higgins. 3. ed. Kingston: McPherson, 1988. 55p.

OLIVEIRA, Clovis Salgado Gontijo. O motivo da noite: da esterilidade indizível à musicalidade inefável. 2014. Tese (Doutorado) – Facultad de Artes, Universidad de Chile, Santiago, 2014. Disponível em: http://repositorio.uchile.cl/handle/2250/116823.

OLIVEIRA, Clovis Salgado Gontijo. O elogio à noite em Vladimir Jankélévitch. Mirabilia, Arte, Crítica e Mística – Art, Criticism and Mysticism, Barcelona, Institut d’Estudis Medievals, UAB, v. 20, n.1, p. 415-424, Jan-Jun 2015, Disponível em: http://www.revistamirabilia.com/sites/default/files/pdfs/20-21.pdf.

OYARZÚN ROBLES, Pablo. Razón del éxtasis: estudios sobre lo sublime de Pseudo-Longino a Hegel. Santiago: Universitaria, 2010. 185p.

STEIN, Edith. Ciencia de la cruz: estudio sobre San Juan de la Cruz. Tradução de Lino Aquésolo Olibares. Burgos: Monte Carmelo, s.d. 374p.

Téléchargements

Fichiers supplémentaires

Publiée

2015-11-12

Comment citer

Oliveira, C. S. G. (2015). Atributos privativos e musicais do fenômeno noturno. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 25(1), 165–182. https://doi.org/10.17851/2317-2096.25.1.165-182

Numéro

Rubrique

Dossiê - O Noturno na Literatura e nas Artes