Chico Buarque, o homem comum e as trilhas do sertão-cidade
DOI :
https://doi.org/10.17851/2317-2096.26.2.13-29Mots-clés :
Chico Buarque, homem comum, migração, sertão, cidadeRésumé
Este artigo trata de imagens relativas ao homem comum e aos migrantes presentes nas composições de Chico Buarque. Atento leitor e talentoso artista, Chico, por meio de suas canções, revela apurado olhar sobre os trânsitos realizados por trabalhadores brasileiros em busca de melhores condições de vida. Ao mesmo tempo, o autor demonstra cuidadosa “escuta” em relação aos saberes e à criatividade desses homens e mulheres em sua busca por uma existência mais digna, pautada por gestos de partilha, pela vivência comunitária e por momentos de desejo, jogo, sonho e luta. Os versos, ritmos, melodias e harmonias do autor se deixam contaminar por criações da cultura popular oral, em diálogo com formas artísticas mais eruditas.
Téléchargements
Références
AGAMBEN, Giorgio. A comunidade que vem. Tradução de António Guerreiro. Lisboa: Editorial Presença, 1993.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Morte do leiteiro. In: ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa. Fixação de textos e notas de Gilberto Mendonça Teles. Introdução de Silviano Santiago. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2002. p. 168-170.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Mãos dadas. In: ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa. Fixação de textos e notas de Gilberto Mendonça Teles. Introdução de Silviano Santiago. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 2002. p. 80.
BARROS E SILVA, Fernando de; BUARQUE, Chico. Chico Buarque. São Paulo: Publifolha, 2004. (Folha Explica)
BAUMAN, Zygmunt. Vidas desperdiçadas. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
BUARQUE, Chico. Assentamento. In: BUARQUE, Chico. As cidades. São Paulo: Abril Coleções, 2010. 1 CD. (Coleção Chico Buarque). Disco original de 1998.
BUARQUE, Chico. Biscate. In: BUARQUE, Chico. Paratodos. São Paulo: Abril Coleções, 2010. 1 CD. (Coleção Chico Buarque). Disco original de 1993.
BUARQUE, Chico. Brejo da Cruz. In: BUARQUE, Chico. Chico Buarque. São Paulo: Abril Coleções, 2010. (Coleção Chico Buarque). Disco original de 1984.
BUARQUE, Chico. Chico Buarque: bastidores. Rio de Janeiro: RWR Comunicações, 2005. 1 DVD.
BUARQUE, Chico. Cotidiano. In: BUARQUE, Chico. Construção. São Paulo: Abril Coleções, 2010. 1 CD. (Coleção Chico Buarque). Disco original de 1971.
BUARQUE, Chico. Iracema. In: BUARQUE, Chico. As cidades. São Paulo: Abril Coleções, 2010. (Coleção Chico Buarque). Disco original de 1998.
BUARQUE, Chico; MELO NETO, João Cabral de. Funeral de um lavrador. Chico Buarque de Hollanda. São Paulo: Abril Coleções, 2010. (Coleção Chico Buarque). v. 3. Disco original de 1968.
CARDOSO, João Manuel; NOVAIS, Fernando A. Capitalismo tardio e sociabilidade moderna. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz (Org.). História da vida privada no Brasil. Contrastes da intimidade contemporânea. Direção de Fernando A. Novais. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. t. 4. p. 559-658.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Lisboa: Relógio d’Água, 2004.
HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à “multiterritorialidade”. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Multidão: guerra e democracia na era do império. Tradução de Clóvis Marques. Rio de Janeiro; São Paulo: Editora Record, 2005.
JOBIM, Tom; BUARQUE, Chico. A violeira. In: BUARQUE, Chico Para viver um grande amor. Rio de Janeiro: CBS discos, 1983. 1 LP.
MAIA, João Marcelo Ehlert. Cinema, terra e imaginação periférica. In: STARLING, Heloisa Maria Murgel; BORGES, Augusto Carvalho (Org.). Imaginação da terra: memória e utopia no cinema brasileiro. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2013. p. 163-185.
MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida severina. In: MELO NETO, João Cabral de. Obra completa. Rio de Janeiro: Ed. Nova Aguilar, 1999. p. 169-202.
MENESES, Adelia Bezerra de. Lirismo e resistência de Chico Buarque. Revista Cult, São Paulo, n. 69, 2010. Disponível em: http://revistacult.uol.com.br/home/2010/03/lirismo-e-resistencia-de-chico-buarque/. Acesso em: 12 abr. 2013.
MENESES, Adelia Bezerra de. Utopia renitente: Levantados do chão/ Assentamento. In: CAVALCANTI, Berenice; STARLING, Heloisa; EISENBERG, José (Org.). Decantando a república: inventário histórico e político da canção popular moderna brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004. v. 3, p. 113-122.
MORAES, Vinicius de. Brasília, sinfonia da alvorada. In: MORAES, Vinicius de. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: Ed. Nova Aguilar, 2004. p. 1200-1206.
NASCIMENTO, Milton; BUARQUE, Chico. Levantados do chão. In: SALGADO, Sebastião. Terra. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. 1 CD.
ROUANET, Sérgio Paulo. É a cidade que habita os homens ou são eles que moram nela? Revista USP, São Paulo, n. 15, p. 49-75, 1992.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. São Paulo: Hucitec, 1997.
SOUZA, Jessé. Entrevista com o sociólogo Jessé Souza. O Globo, 12 maio 2012. Caderno Prosa. Disponível em: http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2012/05/12/entrevista-com-sociologo-jesse-souza-444686.asp. Acesso em: 19 out. 2014.
VANDRÉ, Geraldo. Pra não dizer que não falei das flores (Caminhando). In: VANDRÉ, Geraldo. Pra não dizer que não falei das flores. São Paulo: RGE Discos, 1979. 1 LP. Gravação original de 1968.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Roniere Silva Menezes (Autor) 2016
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).