Qualquer coisa de intermédio – lugares de transgressão em “Eu-próprio o outro” de Mário de Sá-Carneiro
DOI :
https://doi.org/10.17851/2317-2096.28.1.29-43Mots-clés :
gênero literário, transgressão, Mário de Sá-Carneiro, autorrepresentação, Modernismo portuguêsRésumé
Este artigo tem como primeiro propósito mostrar em que medida podemos ler a novela de Mário de Sá-Carneiro “Eu-próprio o outro” como um texto transgressivo. Para tal, procuraremos testar as suas fronteiras genológicas, numa tentativa de compreender as relações entre a indefinição estrutural do texto, a desconstrução dos paradigmas narrativos e a fluidez do sujeito que nele se representa. Partindo desse princípio, procuraremos examinar as especificidades dos processos de autorrepresentação nesta novela, tendo como princípio orientador uma reflexão sobre as dinâmicas genológicas e epocais inerentes ao primeiro Modernismo português.
Téléchargements
Références
AMARAL, Ana Luísa. “Durmo o Crepúsculo”: lendo a poética de Mário de Sá-Carneiro a partir das teorias contemporâneas sobre as sexualidades. In: PEDROSA, Celia; ALVES, Ida (Org.). Subjetividades em devir: estudos de poesia moderna e contemporânea. Rio de Janeiro, 7Letras, 2008. p. 9-17.
BENOIT, Eric. Dans les fragments d’un miroir en éclats (l’autobiographie, entre prose et poésie). In: L’IRRESSEMBLANCE: poésie et autobiographie, Pessac: Presses Universitaires de Bordeaux, 2007. p. 21-36. (Modernités, 24).
COMBES, Dominique. La référence dédoublée: le sujet lyrique entre fiction et autobiographie. In: RABATÉ, Dominique (Dir.). Figures du sujet lyrique. Paris: Presses Universitaires de France, 1996. p. 39-63.
HAMBURGER, Kate. Logique des genres littéraires. Tradução de Pierre Cadiot. Prefácio de Gérard Genette. Paris: Seuil, 1986.
LEJEUNE, Philippe. Definir autobiografia. In: MORÃO, Paula (Org.). Autobiografia. Auto-representação. Lisboa: Edições Colibri, 2003. p. 37-54.
MARTINS, Fernando Cabral. O narrador supremo. In: SÁ-CARNEIRO, Mário de. Céu em fogo: oito novelas. Edição de Fernando Cabral Martins. Lisboa: Assírio & Alvim, 1999. p. 269 – 277.
MORÃO, Paula. Mário de Sá-Carneiro. In: MORÃO, Paula. Viagem na terra das palavras: ensaios sobre literatura portuguesa. Lisboa: Edições Cosmos, 1993. p. 41-55.
MORÃO, Paula. Tempo e memória na ficção de Mário de Sá-Carneiro. Colóquio/Letras, Lisboa, n. 117-118, p. 67-73, set.-dez. 1990.
ROCHA, Clara. Mário de Sá-Carneiro: o outro lado do fogo. Colóquio/Letras, Lisboa, n. 117-118, p. 156-162, set.-dez. 1990.
SÁ-CARNEIRO, Mário de. Céu em Fogo: oito novelas. Edição de Fernando Cabral Martins. Lisboa: Assírio & Alvim, 1999.
SÁ-CARNEIRO, Mário de. Eu-próprio o outro. In: SÁ-CARNEIRO, Mário de. Céu em fogo: oito novelas. Edição de Fernando Cabral Martins. Lisboa: Assírio & Alvim, 1999. p. 145-158.
SÁ-CARNEIRO, Mário de. Poemas completos. Edição de Fernando Cabral Martins. Lisboa: Assírio & Alvim, 1996.
SILVESTRE, Osvaldo. Modernismo. In: BERNARDES, José Augusto Cardoso et al. (Dir.). Biblos: enciclopédia verbo das literaturas de língua portuguesa. Lisboa: Editorial Verbo, 1999. v. 3.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cátia Sever (Autor) 2018
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).