David Foster Wallace e a vertigem da notação: transformações da descrição na ficção contemporânea
DOI :
https://doi.org/10.17851/2317-2096.28.1.201-218Mots-clés :
David Foster Wallace, The Pale King, efeito de real, ficção contemporâneaRésumé
Este ensaio tem como ponto de partida a observação de uma tensão significativa entre as preocupações constantemente declaradas pelo escritor norte-americano David Foster Wallace em seus romances e ensaios e o seu uso de certos procedimentos narrativos que em última instância remontam aos becos sem saída do discurso indireto livre de matiz flaubertiano, tal como analisado por Moretti. Através do contraste entre as leituras de Moretti e de Rancière sobre as transformações sociais expressadas pela forma narrativa de Flaubert, defendo a hipótese de que Wallace busca transmitir por meio de sua ficção um aprendizado da atenção – na base da respiração narrativa da prosa do século XIX –, que entra em dissonância com as transformações sofridas pela técnica no decurso do processo histórico desde então.
Téléchargements
Références
ADORNO, Theodor W. Introdução à sociologia. Tradução de Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Unesp, 2007.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. Tradução de Mario Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985. v. 1, p. 197-221.
FLAUBERT, Gustave. Bouvard e Pécuchet. Tradução de Marina Appenzeller e introdução de Stéphanie Dord-Crouslé. São Paulo: Estação Liberdade, 2007.
FLAUBERT, Gustave. Três contos. Tradução de Milton Hatoum e Samuel Titan Jr. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
KIRN, Walter. A Not So Common Reader [Resenha de How Fiction Works, de J. Wood]. The New York Times. New York, 15 ago. 2008. Disponível em: http://www.nytimes.com/2008/08/17/books/review/Kirn-t.html. Acesso em: 24 mar. 2018.
LUKÁCS, Georg. Teoria do romance. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Editora 34; Livraria duas cidades, 2003.
MORETTI, Franco. Lukács’s Theory of The Novel: Centenary Reflections. New Left Review 91, p. 39-42, jan.-fev. 2014.
MORETTI, Franco. O burguês: entre história e literatura. Tradução de Alexandre Morales. São Paulo: Três estrelas, 2014.
MORETTI, Franco. O século sério. Tradução de Alipio Correa e Sandra Correa. Novos Estudos Cebrap, n. 65, p. 3-33, mar. 2003.
RANCIÈRE, Jacques. “Deleuze, Bartleby and The Literary Formula”. In: RANCIÈRE, Jacques. The Flesh of Words: The Politics of Writing. Tradução de Charlotte Mandell. Stanford, California: Stanford University Press, 2004. p. 145-164.
RANCIÈRE, Jacques. O efeito de real e a política de ficção. Tradução de Carolina Santos. Novos Estudos Cebrap, n. 86, p.75-90, mar. 2010.
RANCIÈRE, Jacques. O fio perdido: ensaios sobre a ficção moderna. Tradução de Marcelo Mori. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
SCHWARZ, Roberto. Martinha versus Lucrécia: ensaios e entrevistas. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
SMITH, Zadie. Brief Interviews with Hideous Men: The Difficult Gifts of David Foster Wallace. In: SMITH, Zadie. Changing My Mind: Occasional Essays. London; New York: Penguin Books, 2010. p.255-297.
TÜRCKE, Christoph. Hiperativos! Abaixo a cultura do déficit de atenção. Tradução de José Pedro Antunes. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2016.
WALLACE, David Foster. Both Flesh and Not: Essays. London: Penguin Books, 2012. 327p.
WALLACE, David Foster. Oblivion: Stories. New York; Boston: Little, Brown and Company; Back Bay Books, 2004.
WALLACE, David Foster. The Pale King. New York; Boston; London: Little, Brown and Company; Back Bay Books, 2011.
WOOD, James. Como funciona a ficção. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
WOOD, James. Remembering David Foster Wallace. Reluctant Habits, 15 sep. 2008. Disponível em: http://www.edrants.com/remembering-david-foster-wallace/. Acesso em: 24 mar. 2018.
WOOD, James. The Digressionist [Resenha de Oblivion: Stories, de D. F. Wallace]. The New Republic. New York, 9 ago. 2004, p. 26-31.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Tauan Fernandes Tinti (Autor) 2018
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).