Feições do racismo no conto “Pixaim”, de Cristiane Sobral
DOI :
https://doi.org/10.17851/2317-2096.28.4.103-117Mots-clés :
literatura afro-brasileira, Cristiane Sobral, Pixaim, racismo, família interracialRésumé
O presente artigo analisa o conto “Pixaim”, extraído da coletânea Espelhos, miradouros, dialéticas da percepção (2011), da escritora Cristiane Sobral. No conto encena-se a relação conflituosa entre a protagonista negra e a sua mãe branca. Nesta relação, o ato da mãe de submeter o cabelo da filha a diversos processos de alisamento, tentando amansar a rebeldia dos fios crespos, metaforiza a dificuldade da mulher branca em aceitar o fenótipo da criança negra. No decorrer da análise do conto, procuramos compreender as estratégias narrativas utilizadas pela autora para encenar a violência do racismo que se manifesta no contexto de uma família interracial. Aprofundamos a análise da temática abordada na narrativa de Sobral, recorrendo a estudos de diferentes áreas do saber, destacando-se a Psicologia e a Psicanálise.
Téléchargements
Références
ARAÚJO, Maria de Lourdes Bertoni; SANTANA, Wylliane Estelaide Paixão de; KATRIB, Cairo Mohamad Ibrahim. Nega do cabelo duro, qual é o pente que te penteia?. CONGRESSO Internacional de História: Cultura, Sociedade e Poder, 4., Jataí, 2014. Anais eletrônicos... Jataí: UFG, 1014. p. 1-10. Disponível em: http://www.congressohistoriajatai.org/anais2014/Link%20(180).pdf. Acesso em: 5 mar. 2018.
COSTA, Jurandir Freire. Da cor ao corpo: a violência do racismo. In: SOUSA, Neusa Santos. Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983. p.135-153.
GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra e formação de professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 167-182, jan./jun. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n1/a12v29n1.pdf. Acesso em: 1 mar. 2018.
HOOKS, bell. Alisando o nosso cabelo. Tradução de Lia Maria dos Santos. Geledés, [S.l.], 10 jun. 2014. Disponível em: https://www. geledes.org.br/alisando-o-nosso-cabelo-por-bell-hooks/. Acesso em: 8 fev. 2017.
SCHUCMAN, Lia Vainer; FACHIM, Felipe Luis. A cor de Amanda: identificações familiares, mestiçagem e classificações raciais brasileiras. Interfaces Brasil/Canadá, Florianópolis, Pelotas, São Paulo, v. 16, p. 182-205, n. 3, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/interfaces/article/view/10001/6763. Acesso em: 9 jan. 2018.
SCHUCMAN, Lia Vainer; GONÇALVES, Mônica Mendes. Racismo na família e a construção da negritude: embates e limites entre a degradação e a positivação na constituição do sujeito. Odeere, Jequié, BA, v. 2, n. 4, p. 61-83, dez. 2017. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/2366. Acesso em: 10 jan. 2018.
SCHUCMAN, Lia Vainer; MANDELBAUM, Belinda; FACHIM, Felipe Lui. Minha mãe pintou meu pai de branco: afetos e negação da raça em famílias interraciais. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, n. 2, p. 439-455, jul./dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/2178-4582.2017v51n2p439/35691. Acesso em: 9 jan. 2018.
SEN, Amartya. Identidade e violência: a ilusão do destino. Tradução de José Antônio Arantes. São Paulo: Iluminuras, Itaú Cultural, 2015.
SOBRAL, Cristiane. Espelhos, miradouros, dialéticas da percepção. Brasília: Editora Dulcina, 2011.
SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Franciane Conceição da Silva (Autor) 2018
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).