Os quilombos editoriais como iniciativas independentes

Auteurs

  • Luiz Henrique Silva de Oliveira Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI :

https://doi.org/10.17851/2317-2096.28.4.155-170

Mots-clés :

quilombos editoriais, iniciativas independentes, edição

Résumé

Este trabalho pretende caracterizar e discutir as estratégias de atuação das casas ou quilombos editoriais responsáveis por veicular significativa parte da produção cultural afro-brasileira, especialmente a literatura. A análise dessas iniciativas aponta para a natureza peculiar de sua postura diante: a) do mercado; b) da autonomia necessária à sua produção; c) do aporte de capital de operação; d) do papel de agente cultural necessário em um espaço bem demarcado etnicamente; e) do profissionalismo na condução das atividades, dada a ausência de políticas públicas de apoio às edições afro-brasileiras. O referencial teórico deste trabalho é formado por trabalhos de Pierre Bourdieu, Henrique Cunha Jr., e Hernán López Winne e Victor Malumián.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Luiz Henrique Silva de Oliveira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Luiz Henrique Silva de Oliveira é doutor em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela UFMG (2013), onde também concluiu mestrado (2007) em Teoria da Literatura e Graduação em Letras - Língua Portuguesa (2004). Atuou como Técnico de Nível Superior (Literatura) no Departamento de Bibliotecas e Promoção da Leitura da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte (2010). Foi Diretor da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte (2011-2012) e Chefe do Departamento de Planejamento  da referida Fundação (2013). Atualmente, é Professor do curso de Letras do Centro Federal Tecnológico de Minas Gerais - CEFET-MG. Autor de Poéticas negras (2010) e Negrismo (2014). Dedica-se principalmente aos seguintes temas: negrismo; literatura brasileira e literatura infantil.

Références

AMARO, Vagner. Editora Malê – Entrevista com Vagner Amaro. Literafro, Belo Horizonte, 30 jan. 2018. Entrevista concedida a Luiz Henrique Silva de Oliveira. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/editoras/1034-editora-male-entrevista-com-vagner-amaro. Acesso em: 9 abr. 2018.

ANTÔNIO, Carlindo Fausto. Cadernos Negros: esboço de análise. 2005. 262f. Tese (Doutorado em Literatura Geral e Comparada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

ANTUNES, Cristina. O editor Francisco de Paula Brito (1809-1861). Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, São Paulo, [20--?]. Disponível em: https://www.bbm.usp.br/node/69. Acesso em: 13 dez. 2018.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Tradução de Sérgio Miceli. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1982.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. Tradução de Maria Lucia Machado. 2. ed. São Paulo: Cia. das Letras, 2005.

BRAGANÇA, Aníbal. Sobre o editor: notas para sua história. Em Questão, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 219-237, jul./dez. 2005.

CICLO CONTÍNUO EDITORIAL. [Texto de apresentação]. Issu: Ciclo Contínuo Editorial. [2015?]. Disponível em: https://issuu.com/ciclocontinuoeditorial. Acesso em: 17 nov. 2017.

COSTA, Aline. Uma história que está apenas começando. In: RIBEIRO, Esmeralda; BARBOSA, Márcio (Ed.). Cadernos Negros: três décadas: ensaios, poemas, contos. São Paulo: Quilombhoje, SEPPIR, 2008.

CUNHA JR., Henrique Antunes. Quilombo: patrimônio histórico e cultural. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, n. 129, p. 158-167, fev. 2012.

EDITORA OGUMS. Somos Ogums. Disponível em: http://www.editoraogums.com/somos-ogums. Acesso em: 17 nov. 2017.

GONDIM, Eunice Ribeiro. Vida e obra de Paula Brito. Rio de Janeiro: Livraria Brasiliana Editora, 1965.

HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil: sua história. São Paulo: EdUSP, 1985.

LÓPEZ WINNE, Hernán; MALUMIÁN, Víctor. Independientes, ¿de qué?: hablan los editores de América Latina. México: FCE, 2016.

MARTINS, Bruno Guimarães. Corpo sem cabeça: o tipógrafo-editor e a Petalógica. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2018.

MARTINS, Bruno Guimarães. Os artifícios da voz: Francisco de Paula Brito e a Sociedade Petalógica. Revista Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, v. 4, p. 35-149, 2016.

MAZZA EDIÇÕES. Editora. Disponível em: http://www.mazzaedicoes.com.br/editora/. Acesso em: 17 nov. 2017.

NADYALA LIVROS. Missão. Disponível em: http://nandyalalivros.com.br/. Acesso em: 19 nov. 2017.

OLIVEIRA, Luiz Henrique Silva de; RODRIGUES, Fabiane Cristine. Panorama editorial da literatura afro-brasileira através dos gêneros romance e conto. Em Tese, Belo Horizonte, v. 22, n. 3, p. 90-107, set.- dez. 2016.

PALLAS EDITORA. A editora. Disponível em: http://www.pallaseditora.com.br/pagina/a_editora/2. Acesso em: 08 maio 2018.

Téléchargements

Publiée

2018-12-28

Comment citer

Oliveira, L. H. S. de. (2018). Os quilombos editoriais como iniciativas independentes. Aletria: Revista De Estudos De Literatura, 28(4), 155–170. https://doi.org/10.17851/2317-2096.28.4.155-170

Numéro

Rubrique

Dossiê – A Cultura Negra na Literatura e nas Artes