Silviano, autor de Derrida
DOI :
https://doi.org/10.17851/2317-2096.30.1.65-81Mots-clés :
entre-lugar, montagem, anacronia, autoria, Borges, PigliaRésumé
Este ensaio pretende discorrer sobre o trajeto teórico da obra de Silviano Santiago, iniciada no artigo seminal “O entre-lugar do discurso latino-americano”, de 1971, presente no livro Uma literatura nos trópicos. Sem me deter no legado literário do escritor diante da cultura literária estrangeira, faço considerações sobre o diálogo mantido entre conceitos desenvolvidos pelo teórico nacional e os estrangeiros, a partir de um processo de montagem reflexiva sobre o entre-lugar. O procedimento visa não só a atualidade de uma leitura do conceito do ponto de vista anacrônico, não evolutivo, mas tenta apontar coincidências verificadas pelo autor entre outros pensadores, à medida que estas foram surgindo ao longo do tempo.
Téléchargements
Références
ANDRADE, O. Manifesto antropófago. In: ______. Obras completas: Do pau-brasil à antropofagia e às utopias. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, MEC, 1970.
BORGES, J. L. Carrizo, 1982. In: BORGES, J. L.; FERRER, A. F. (ed.). A/Z: La Biblioteca de Babel. Madrid: Ediciones Siruela, 1988. p. 270.
BORGES, J. L. Pierre Menard, autor do Quixote. In: ______. Obras Completas I. 1923-1949. São Paulo: Globo, 1999.
BORGES, J. L. Pierre Menard, autor do Quixote. In: ______. Obras Completas II. 1952-1972. São Paulo: Globo, 1999.
CARDOSO, M. R. A noção de sobrevivência e o refinamento das tarefas críticas. In: SOUZA, E. M.; LYSARDO-DIAS, D.; BRAGANÇA, G. M. Sobrevivência e devir da leitura. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. p. 134.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 2004. v. 1.
DIDI-HUBERMAN, G. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
LOPES, D. Do entre-lugar ao transcultural. In: ______. No coração do mundo: paisagens transculturais. Rio de Janeiro: Rocco, 2012. p. 21-46.
MICHAUD, P.-A. Aby Warburg e a imagem em movimento. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto. 2013.
PIGLIA, R. Borges: el arte de narrar. Tradução de Ricardo Piglia. Cuadernos de Recienvenido, São Paulo, n. 12, p. 5-19, 1999.
PIGLIA, R. Una propuesta para el nuevo milenio. Margens/Márgenes. Cuadernos de Cultura, Belo Horizonte, n. 2, p. 3, out. 2001.
SANTIAGO, S. A literatura brasileira da perspectiva pós-colonial – um depoimento. Conferência proferida no POSLIT/UFMG, como aula inaugural. Belo Horizonte, mar. 2015.
SANTIAGO, S. Borges. In: SCHWARTZ, J. (coord.). Borges no Brasil. São Paulo: UNESP: Imprensa Oficial: Fapesp, 2001. p. 433-434.
SANTIAGO, S. Renascença: movimento gestual. In: ______. Aos sábados, pela manhã. Rio de Janeiro: Rocco, 2013. p. 181.
SCHWARZ, R. Nacional por subtração. In: ______. Que horas são? São Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 29-48.
SOUZA, E. M. A memória de Borges. Aletria, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 27-35, 2010. DOI: https://doi.org/10.17851/2317-2096.20.2.27-35
SOUZA, E. M. Ficções impuras. In: BRAGANÇA, G., M.; LYSARDO-DIAS, D.; SOUZA, E. M. (org.). Sobrevivência e devir da leitura. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. p. 111-118.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Eneida Maria de Souza (Autor) 2020
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).