Espaço, memória e cultura
trânsitos narrativos em Paulo Lins e Nei Lopes
DOI :
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2021.34545Mots-clés :
Espaço, memória, cultura, narrativa, Paulo Lins, Nei LopesRésumé
O artigo estuda a relação entre espaço, memória e cultura e toma como referências literárias os romances Desde que o samba é samba, de Paulo Lins (2012) e A lua triste descamba, de Nei Lopes (2012). Concentrados em duas áreas específicas da cidade do Rio de Janeiro, a Cidade Nova, no Centro, e os subúrbios de Oswaldo Cruz e Madureira, as duas obras se complementam no processo de ressignificação das cartografias urbanas, físicas e de memória que configuram uma poética narrativa do espaço. O estudo tem caráter comparativo, dialogando com diversas outras obras de temática afim, enquanto que o referencial teórico se concentra no estudo de alguns teóricos que tematizam as relações entre espaço público e cultura, como Bruno Carvalho (2019), Eni P. Orlandi (2004) e Renato Cordeiro Gomes (1994), dentre outros.
Téléchargements
Références
ANDRADE, Mário de. Introdução. In: ALMEIDA, Manuel Antônio de. Memórias de um sargento de milícias. São Paulo: Livraria Martins, 1941. p. 5-19.
BAKHTIN, Mikhail. The Dialogic Imagination: Four Essays. Translated by: Caryl Emerson and Michael Holquist. 19. ed. Austin: University of Texas Press, 2014. p. 331-366.
BARRETO, Lima. Numa e a ninfa. São Paulo: Penguin Classics, 2017.
CANDIDO, Antonio. Dialética da malandragem. In: CANDIDO, Antonio. O discurso e a cidade. 3. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2004. p. 17-46.
CARVALHO, Bruno. Cidade porosa: dois séculos de história cultural do Rio de Janeiro. Tradução de Daniel Estill. Rio de Janeiro: Objetiva, 2019.
COUTINHO, Eduardo Granja. Velhas histórias, memórias futuras: o sentido da tradição em Paulinho da Viola. 2. ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2011.
FERNANDA Abreu – Rio 40 graus (videoclipe). [S. l.: s. n.], [20--?]. 1 vídeo (5 min). Publicado pelo canal Fernanda Abreu. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AhuJ3dUVQvc. Acesso em: 09 nov. 2021.
FERNANDES, Nelson da Nóbrega. O rapto ideológico da categoria subúrbio: Rio de Janeiro 1858 / 1945. Rio de Janeiro: Apicuri, 2011.
FRANCESCHI, Humberto M. Samba de sambar do Estácio: de 1928 a 1931. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2010.
GOMES, Renato Cordeiro. Todas as cidades, a cidade: literatura e experiência urbana. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. São Paulo: Centauro, 2006.
LINS, Paulo. Desde que o samba é samba. São Paulo: Planeta, 2012. LOPES, Nei. A lua triste descamba. Rio de Janeiro: Pallas, 2012.
LOPES, Nei. O preto que falava iídiche. Rio de Janeiro: Record, 2018. LOPES, Nei. Rio Negro, 50. Rio de Janeiro: Record, 2015.
LOPES, Nei; SIMAS, Luiz Antonio. Dicionário da história social do samba. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
O BOTA-ABAIXO. In: ATLAS histórico do Brasil. Rio de Janeiro: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas, 2016. Disponível em: https://atlas.fgv. br/verbetes/o-bota-abaixo#:~:text=Expressão%20criada%20para%20 designar%2C%20ao,Passos%20(1902-1906). Acesso em: 09 nov. 2021.
ORLANDI, Eni P. Maio de 1968: os silêncios da memória. In: ORLANDI, Eni P. (org.). Papel da memória. 5. ed. Campinas: Pontes, 2020. p. 55-66. ORLANDI, Eni P. Cidade dos sentidos. Campinas: Pontes, 2004.
PÊCHEAUX, Michel. Papel da memória. In: ORLANDI, Eni P (org.). Papel da memória. 5. ed. Campinas: Pontes, 2020. p. 45-53.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, 1992. Disponível em: http://www.pgedf.ufpr.br/ memoria%20e%20identidadesocial%20A%20capraro%202.pdf. Acesso em: nov. 2021.
RAMA, Ángel. A cidade das letras. Tradução de Emir Sader. São Paulo: Boitempo, 2015.
SILVA, Mayara Grazielle C. F da. Algumas considerações sobre a reforma urbana Pereira Passos. Urbe: revista brasileira de gestão urbana, [S. l.], v. 11, p. 1-11, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-3369.011. e20180179.
VENTURA, Zuenir. Cidade partida. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Paulo Cesar Silva de Oliveira (Autor) 2021
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).