A figuração ambígua e indefinida da identidade sexual na obra de Tennessee Williams
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2022.38015Palabras clave:
Dramaturgia estadunidense, Teatro estadunidense, Tennessee Williams, expressionismo, homossexualidade, LGBTQIAPN+Resumen
Resumo: Este trabalho analisa nove peças de toda a carreira de Tennessee Williams nas quais a figuração da identidade sexual dos personagens não é precisa. São apontados comportamentos, posturas, gestos e falas que denotam descompasso com as convenções de masculinidade e feminilidade cerceadas pela cultura e tradição. Identifica-se que esta caracterização é determinada por uma descrição lírica profunda que remete ao expressionismo. Os personagens, portanto, são investigados não de forma pragmática, mas tal como esta poética os desenvolvem: cada um com uma tecitura ambígua que desloca o caráter heteronormativo com metáforas, isolando-o do grupo tradicional, de modo que se cria um mundo particular e oprimido pelo exterior. Como conclusão, a ambiguidade apresenta uma discussão crítica sociopolítica sobre os aspectos de gênero e revela um dramaturgo sob aspectos poucos analisados no Brasil.
Descargas
Referencias
CARLSON, Marvin. Teorias do teatro – estudo histórico-crítico, dos gregos à atualidade. Tradução de Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997.
DORFF, Linda. Disfigured Stages: The Late Plays of Tennessee Williams, 1958-1983. 1995. Tese (Doctor of Philosophy) – University of New York, New York, 1995.
HOUCHIN, John. Censorship of the American Theatre in the Twentieth Century. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.
MEAD, Margaret. Sexo e temperamento. Tradução de Rosa Krausz. São Paulo: Perspectiva, 2000.
MEDEIROS, Antonio Gerson Bezerra de. Poetas visionários: a presença de Hart Crane na dramaturgia de Tennessee Williams. Dramaturgia em Foco, Juazeiro, v. 5, n. 1, p. 19-33, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/dramaturgiaemfoco/article/view/1384. Acesso em: 22 maio 2021.
OLSEN, Christopher. Off-off-Broadway – The Second Wave: 1968-1980. Breinigsville: CPSIA, 2011.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução de Maria Lúcia Pereira et al. São Paulo: Perspectiva, 2015.
QUINN, Vincent. Hart Crane. New York: Twayne Publishers, 1963.
SAVRAN, David. Communists, Cowboys, and Queers – The Politics of Masculinity in the Work of Arthur Miller and Tennessee Williams. Minneapolis: University of Minnesota, 1992.
SOVA, Dawn B. Banned Plays – Censorship Histories of 125 Stage Dramas. New York: Facts on File, 2004.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno [1880-1950]. Tradução de Raquel Imanishi Rodrigues. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
THE CELLULOID Closet. Direção: Rob Epstein; Jeffrey Friedman. Produção: Rob Epstein e Jeffrey Friedman. [S. l.]: YouTube, 2019. (107 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=I-TUF_GN_r8. Acesso em: 2 jun. 2021.
WILLIAMS, Tennessee. 27 Wagons Full of Cotton and Other One-act Plays. New York: New Directions, 1966.
WILLIAMS, Tennessee. Clothes for a Summer Hotel – A Ghost Play. New York: New Directions, 1983.
WILLIAMS, Tennessee. Now the Cats with Jeweled Claws & Other One-act Plays. New York: New Directions, 2016.
WILLIAMS, Tennessee. Spring Storm. Dan Issac (ed.). New Directions: New York, 1999.
WILLIAMS, Tennessee. The Magic Tower and Other One-act Plays. Thomas Keith (ed.). New York: New Directions, 2011.
WILLIAMS, Tennessee. The Theatre of Tennessee Williams. New York: New Directions, 1990a. v. I.
WILLIAMS, Tennessee. The Theatre of Tennessee Williams. New York: New Directions, 1990b. v. IV.
WILLIAMS, Tennessee; WINDHAM, Donald. You Touched Me! – A Romantic Comedy in Three Acts. New York: Samuel French, 2010.
WOODS, Gregory. A History of Gay Literature – The Male Tradition. London: Yale University Press, 1998.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Luis Marcio Arnaut de Toledo (Autor)

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).