O teatro na República de Weimar
tradução e apontamentos sobre Hoppla, estamos vivos!, de Ernst Toller
DOI :
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2023.45642Mots-clés :
Hoppla, estamos vivos!, Ernst Toller, teatro político, teatro épico-dialético, teatro alemãoRésumé
Resumo: A peça Hoppla, estamos vivos!, escrita por Ernst Toller e encenada por Erwin Piscator em 1927, é um dos capítulos fundamentais do teatro político. Escrita e encenada durante os assim chamados “anos dourados” (1924-1929) da República de Weimar, a peça faz um balanço crítico muito acurado das tensões e contradições que se projetam sobre 1927, sempre perspectivado a partir da revolução alemã, em 1919. Piscator não apenas encena, mas contribui com a dramaturgia, o que também ganha importância no seu contexto de produção. A peça conseguiu a proeza de ser mal avaliada pela esquerda (que a considerou derrotista), pela direita (que a apostrofou comunista) e dos críticos teatrais (que viram no abandono do expressionismo um suposto recuo estético). Nesse artigo, procuramos fazer alguns apontamentos sobre a peça (com o intuito de mostrar sua potência), bem como apresentamos uma parte da nossa tradução, que será publicada integralmente em breve.
Téléchargements
Références
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 222-234. (Obras Escolhidas, 1).
BIGEARD, Simone. Ernst Toller: Facetten eines schriftstellerischen Werks zwischen den Weltkriegen. Karlsruhe: KIT Scientific Publishing, 2017.
HERMAND, Jost. Hoppla, wir leben! In: HERMAND, Jost (Hg.). Zu Ernst Toller – Drama und Engagement. Stuttgart: Klett, 1981. p. 161-178.
JHERING, Herbert. “Hoppla, wir leben!“ Piscator Bühne. In: JHERING, Herbert. Theater in Aktion: Kritiken aus drei Jahrzehnten 1913-1933. Berlin: Argon Verlag, 1987. p. 282-285.
KÄNDLER, Klaus. Zwischen Masse und Mensch – Ernst Toller von der „Wandlung“ bis „Hoppla, wir leben!“ und „Feuer aus den Kesseln!“. In: HERMAND, Jost (Hg.). Zu Ernst Toller – Drama und Engagement. Stuttgart: Klett, 1981. p. 87-115.
KESTIES, Bert; LEYDECKER, Karl; MÜHLBACH, Lydia; PILZ, Michael; REIMERS, Kirsten; SCHÖNFELD, Christiane; UNGER, Thorsten. Textgeschichte. In: TOLLER, Ernst. Sämtliche Werke: Kritische Ausgabe. Stücke II – 1926-1939. Bert Kasties et alii. (Hgs.). Göttingen: Wallstein Verlag, 2015. p. 657-680. Bd. 2.
KREITNER, Angelika. Erwin Piscators Montagestil anhand seiner Inszenierung von ‚Hoppla, wir leben!‘. München: Grin Verlag, 2005. Disponível em: https://www.grin.com/document/88176. Acesso em: 21 jan. 2022.
LEYDECKER, Karl. The Laughter of Karl Thomas: Madness and Politics in the First Version of Ernst Toller’s „Hoppla, wir leben!“. The Modern Language Review, [S. l.], v. 93, n. 1, p. 121-132, Jan. 1998. DOI: https://doi.org/10.2307/3733628. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3733628. Acesso em: 19 dez. 2021.
PISCATOR, Erwin. Teatro político. Tradução Aldo Della Nina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
RÖTZER, Hans Gerd. Geschichte der deutschen Literatur: Epochen, Autoren, Werke. Bamberg: C.C. Büchners Verlag, 2000.
SCHÜRER, Ernst. Nachwort. In: TOLLER, Ernst. Hoppla, wir leben! Stuttgart: Reclam, 2011. p. 116-151.
SIMÕES, Cibele Forjaz. À luz da linguagem – iluminação cênica: de instrumento da visibilidade à “Scriptura do Visível”. Orientador: Jacó Guinsburg. 2013. 384 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-18112013-155400/publico/CIBELEFORJAZSIMOES.pdf. Acesso em: 10 nov. 2021.
TOLLER, Ernst. Hoppla, wir leben! Ein Vorspiel und fünf Akte. In: TOLLER, Ernst. Sämtliche Werke: Kritische Ausgabe. Stücke II – 1926-1939. Bert Kasties et alii. (Hgs.). Göttingen: Wallstein Verlag, 2015. p. 83-162. Bd. 2.
WILLIAMS, Raymond. O teatro como fórum político. In. WILLIAMS, Raymond. Política do modernismo: contra os novos conformistas. Tradução de André Glaser. São Paulo: Editora Unesp, 2011. p. 75-92.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Alexandre Villibor Flory (Autor) 2024

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).