Memórias em noite febril
fantasmas de uma ditadura omitida em Nocturno en Chile, de Roberto Bolaño
Mots-clés :
Ditadura, Chile, Bolaño, Memória, Testemunho, OmissãoRésumé
Este artigo destaca, em Noturno do Chile, de Roberto Bolaño, o conceito de “ridículo espantoso”, e como este coloca em xeque a memória e o testemunho, quando são fundamentais em um cenário ditatorial. O romance é uma forma de revisão do passado, novas possibilidades interpretativas para a história e, ao mesmo tempo, uma provocação para o presente, recordando a permanência das omissões cotidianas. Enquanto o ridículo diz respeito à duplicidade (um homem de letras omisso diante das violências de Estado), o “espantoso” se refere ao pano de fundo de horror, marcado por mortes, torturas e desaparecimentos dos sujeitos. Para esta análise, utiliza-se o aporte teórico de Grínor Rojo (2016), com a ideia de “ridículo espantoso”. Quanto à ideia de objetividade da história, observa-se Nietzsche (1983) e Jacques Le Goff (2003). Por fim, sobre memória e testemunho, lança-se mão de Seligmann-Silva (2003), Gagnebin (2006), Beatriz Sarlo (2007) e Todorov (2008).
Téléchargements
Références
ALLENDE, Isabel. La casa de los espíritus. 7. ed. Buenos Aires: Debolsillo, 2006.
BOLAÑO, Roberto. Nocturno en Chile. Barcelona: Anagrama, 2000.
FRANCO, Renato. Literatura e Catástrofe no Brasil: anos 1970. In: SELIGMANN-SILVA, Márcio. História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Editora da Unicamp, 2003. p. 351-369.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Ed. 34, 2006.
LE GOFF, Jacques. A história nova. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
MENDES, Ricardo A. S. 40 Anos do 11 de Setembro: o golpe militar no chile. Revista Estudos Políticos, n. 7, p. 172-190, 2013.
MUÑOZ, Heraldo. A sombra do ditador: memórias políticas do Chile sob Pinochet. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Da utilidade e desvantagem da história para a vida. In: Obras incompletas. Seleção de textos de Gérard Lebrun. Tradução e notas de Rubens Rodrigues Torres Filho. Posfácio de Antônio Candido. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983. p. 273-287. (Coleção Os Pensadores).
RICŒUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução de Alain François et al. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
PALADINO, Luiza Mader. O exílio chileno de Mário Pedrosa: solidariedade, arte popular e vocação comunitária. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 14-31, 2021. DOI: 1020396/modos.v5i1.8663905. Disponível em: https:// periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8663905. Acesso em: 22 dez. 2022.
RIBEIRO, Darcy. As Américas e a civilização: processo de formação e causas do desenvolvimento desigual dos povos americanos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
ROJO, Grínor. Las novelas de la dictadura y la postictadura chilena: quince ensayos críticos. Santiago: LOM ediciones, 2016.
SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. Tradução de Rosa Freire D’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Editora Unicamp, 2003.
SIMÕES, Silvia Sônia. O golpe de Estado e a primeira fase da Ditadura militar no Chile. Espaço Plural, v. XIII, n. 27, p. 195-213, 2012. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=445944369014. Acesso em: 21 set. 2022.
TODOROV, Tzvetan. Los abusos de la memoria. Tradução de Miguel Salazar. Barcelona: Ediciones Paidós, 2008.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Evandro Figueiredo Candido (Autor) 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).