Realismo & engajamento
a importância da mediação formal na elaboração poética afirmativa de Conceição Evaristo e Castro Alves.
Mots-clés :
Realismo, Engajamento, Conceição Evaristo, Castro AlvesRésumé
Esse artigo tem o objetivo de estabelecer uma relação entre os poemas “Mãe do cativo” e “Vozes-mulheres” acerca das estratégias formais para a configuração temática do negro e da figura feminina. Deste modo, nos cercaremos dos conceitos de engajamento, literatura empenhada e literatura panfletária para discorrer sobre como a arte capta aspectos sociais e históricos, promovendo reflexões que, muitas vezes, contrastam com a performance dos escritores, sendo essa última mais grandiloquente que a primeira. Assim, a estruturação e a forma do poema, por não serem imediatistas, evidenciam um aspecto mais conciliador, característicos da formação nacional, sendo portanto mais realistas, capazes de mimetizar a totalidade e suas deformações, se comparadas às experiências individuais dos poetas.
Téléchargements
Références
ADORNO, Theodor W. Introdução à dialética. Tradução de Erick Calheiros de Lima. São Paulo: Editora Unesp, 2022.
ADORNO, Theodor. W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.
CASTRO ALVES, Antônio Frederico de. Os escravos. São Paulo: Martins, 1972.
BORDINI, Maria da Glória (Org.). Lukács e a literatura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos 1750-1880. 10. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2009.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2014.
CANDIDO, Antonio. A educação pela noite e outros ensaios. 6. ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.
CANDIDO, Antonio. Realismo e realidade via Marcel Proust. In: Recortes. 3. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2004, p.136-151.
CANDIDO, Antonio. Antonio Candido de Mello e Souza. Entrevista publicada na revista Trans/Form/Ação, São Paulo, v. 1, n. 34, p. 9-23, 1974. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-31732011000300002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/trans/a mzNgpLHfYsgWY6fH6VpLyfK/?lang=pt. Acesso em: 19 set. 2023.
CARVALHO, José Murilo de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. 2. ed. São Paulo: cia das letras, 2017.
CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados. 3. ed. São Paulo: Cia das letras, 1987.
COSTA E SILVA, Alberto da. Castro Alves: um poeta sempre jovem. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
DALCASTAGNE, Regina. Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2012.
DUARTE, Rodrigo. Teoria crítica da indústria cultural. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
EVARISTO, Conceição. Poemas da recordação e outros movimentos. Belo Horizonte: Nandyala, 2008.
EVARISTO, Conceição. Conceição Evaristo: a escrevivência das mulheres negras reconstrói a história brasileira. [Entrevista cedida a] Morgani Guzzo. Catarinas. Disponível em: https://catarinas.info/conceicao-evaristo-a-escrevivencia-das-mulheres-negras-reconstroi-a-historia-brasileira#:~:text=Ent%C3%A3o%20esse%20esvaziamento%2C%20ele%20pode,que%20guardam%20essa%20experi%C3%AAncia%20hist%C3%B3rica. Acesso em: 19 set. 2023.
FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. 5. ed. São Paulo: Globo, 2012.
LUKÁCS, Gyorgy. Arte e sociedade: escritos estéticos 1932-1971. 2. ed. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2011.
MAZZEO, Antonio Carlos. Estado e burguesia no Brasil: origens da autocracia burguesa. São Paulo: Boitempo, 2015.
NOVAIS, Fernando A. Aproximações: estudos de história e historiografia. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
VEDDA, Miguel. Sobre a centralidade da ação e o realismo bem entendido. In: COTRIM, Ana. Literatura e realismo em Gyorgy Lukács: os efeitos da inflexão marxista em suas ideias estéticas. Porto Alegre: Zouk, 2016. p. 11-21.
SCHWARZ, Roberto. Um mestre na periferia do capitalismo: Machado de Assis. São Paulo: Duas Cidades, 1990.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Bárbara Del Rio (Autor) 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Authors who publish with this journal agree to the following terms:Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution Non-Commercial No Derivatives License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).