Poéticas da lucidez: notas sobre os Poetas-Críticos da Modernidade
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.2..75-96Resumo
Dans cet essai je cherche étudier la tradition des poetes-critiques modernes, ayant comme but pas seulement la diversité contradictoire des poemes et de la production théorique de ces auteurs, mais aussi identifier les possibles traits capables d'atribuer à la critique faite à partir de la création poétique une specificité par rapport à la critique faite par des non-poetes. J' essaie de montrer encore comme ces poetes se sont tournés vers leur temps, théorisant la Modernité et en composant -par des chemins inconnus une histoire sélective et pas linéaire de la poésie moderneDownloads
Referências
ADORNO, Theodor W. O ensaio como forma. In: COHN, Gabriel (Org.). Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática, 1986. n. 54.
BARTHES, Roland. Crítica e verdade. Trad. Geraldo Gerson de Sousa. São Paulo: Perspectiva, 1982.
BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. Trad. Leyla Perrone. São Paulo: Cultrix, 1977.
BARTHES, Roland. O rumor da língua. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Brasiliense, 1988.
BAUDELAIRE. Charles. Oeuvres Completes. Paris: Editions du Seuil, 1968.
BENJAMIN, Walter. O conceito de arte no romantismo alemão. Trad. Marcio Sulligmann Silva. São Paulo: Edusp; Iluminuras, 1993.
BLANCHOT, M. O "Athenaeum". Trad. Bernardo Carvalho. Folha de São Paulo, São Paulo, 27 maio 19oo. Folhetim.
BLANCHOT, M. O espaço literário. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
BORGES, Jorge Luis. Obras completas (1915-1985). Buenos Aires: Emecé, 1989.
CAMPOS, Augusto de. Paul Valéry: a serpente e o pensar. São Paulo: Brasiliense, 1984.
CAMPOS, Haroldo de. A arte no horizontal do provável. São Paulo: Perspectiva, 1969.
CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem e outras metas. São Paulo: Perspectiva, 1993.
CAMPOS, Haroldo de. Poesia y modernidad. Vuelta, México, n. 99, feb. 1985.
CHIAMPI, Irlemar (Org.). Fundadores da modernidade. São Paulo: Ática, 1992.
COLERIDGE, S. T. The portable Coleridge. Seleção I. A. Richards. New York: Penguin Books, 1978.
ELIOT, T. S. On poetry and poets. London: Faber & Faber, 1986.
ELIOT, T. S. Selected prose. London: Faber & Faber, 1975.
FRYE, Northrop. Anatomy of criticism. Princeton: Princeton University Press: 1957.
LEITE, Sebastião Uchoa. Octavio Paz: o mundo como texto. In: PAZ, Octavio. Signos em rotação. São Paulo: Perspectiva, 1976.
LIMA, L. C. Mimesis e modernidade. Rio de Janeiro: Graal, 198O.
MALLARMÉ, S. Un coup de dés jamais n'abolira le hasard. São Paulo: Perspectiva, 198O. [separata do livro Mallarmé, organizado por CAMPOS, Augusto et al.]
MENEZES, Philadelpho. A crise do passado. São Paulo: Experimento, 1994
MONEGAL, Emir R. Borges e Paz: um diálogo de textos críticos. In: _____. Borges: uma poética da leitura. Trad. Irlemar Chiampi. São Paulo: Perspectiva, 198O.
NOVALIS. Pólen. Trad. Rubens Torre Filho. São Paulo, Iluminuras, 1988.
PAZ, O. Convergencias. México: Seix Barral, 1992. [1a edição: 1991]
PAZ, O. Corriente alterna. México: Siglo XXI, 1984. [1a edição 1967]
PAZ, O. Los hijos del limo. Barcelona: Seix Barral, 1989. [1a edição 1974].
PAZ, O. Pasión crítica. Barcelona: Seix Barral, 1985.
PAZ, O; CAMPOS, Haroldo. Transblanco. São Paulo: Siciliano, 1994.
PERRONE·MOISÉS, L. Escolher e/é julgar. Colóquio-Letras, Lisboa, n. 65, jan. 1982.
PERRONE·MOISÉS, L. História literária e julgamento de valor. Colóquio-Letras, Lisboa, n. 77, jan. 1984.
PERRONE·MOISÉS, L. História literária e julgamento de valor II. Colóquio-Letras, Lisboa, n. l00, nov/dez. 1987.
PERRONE·MOISÉS, L. Texto, crítico, escritura. São Paulo: Ática, 1978.
SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem. Trad. Roberto Schwarz e Márcia Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 1990.
SCHILLER, Friedrich. Conversa sobre poesia. Trad. Victor Pierre Stiminonn. São Paulo: Iluminuras, 1994.
STEINER, George. Linguagem e silêncio. Trad. Gilda Stuart e Filipe Rajabally. São Paulo: Companhia dos Letras, 1988.
VALÉRY, P. Variedades. Trad. Maíza Martins Siqueira. São Paulo: Iluminuras, 1991.
WELLEK, René. History of modern criticism. London: Jonathan Cape, 1955. v.2.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1994 Maria Esther Maciel (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).