Com quantos paus se faz uma canoa?
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.4..147-158Resumo
Neste texto, pretendo trabalhar com o conto /tA terceira margem do rio", no contexto do livro Primeiras Estórias, de João Guimarães Rosa, confrontando-o com ofilme de Nelson Pereira dos Santos e a música de Milton Nascimento e Caetano Veloso, ambos com o mesmo nome. Os três trabalhos nos mostram o efeito de repetição no processo narrativo.Downloads
Referências
ARAÚJO, Flávio B. Fontenelle et al. A 3ª margem: o limite na transferência. IV Jornada do Simpósio do Campo Freudiano. Belo Horizonte, Maia, 1988.
BORGES, Jorge Luis. Inquisiciones. 2. ed. Buenos Aires: Seix Barral / Biblioteca Breve, 1994.
BORGES, Jorge Luis. Obras Completas. 18. ed. Buenos Aires: Emecé Editores, 1974. v. I.
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Trad. Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
DERRIDA, Jacques. Khôra. Trad. Nício Adon Bonotti. Campinas, SP: Papirus, 1995.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Hollanda. Pequeno Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. 9. ed. São Paulo: Civilização 8rasileira, 1951.
FREUD, Sigmund. L'inquiétante étrangeté et autres essais. Trad. Bertrand Féron. Paris: Gallimard, 1985.
HERÁCLITO. Fragmentos. Origem do pensamento. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1980.
LACAN, Jacques.Le Séminaire. Livre XX. Encore. Paris: Seuil, 1975.
MIRANDA, Wander Melo. Memória e Nação. Cenário. Psicanálise e Cultura. n. 3, p. 148-156, 1994.
NASCIMENTO, Milton; VELOSO, Caetano. A terceira margem do rio. Circuladô ao vivo. Rio de Janeiro: Philips / PolyGram, 1992.
RAMOS, Maria Luísa. Análise Estrutural de Primeiras Estórias. In: Guimarães Rosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. p. 520-526. (Coleção Fortuna Crítica, v. 6).
ROSA, João Guimarães Grande Sertão: Veredas. 9. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974.
ROSA, João Guimarães. Manuelzão e Miguilim (Corpo de Baile). 6. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1976.
ROSA, João Guimarães. Primeiras estórias. 6. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1972.
SANTOS, Nelson Pereira dos. A terceira margem do rio. Produção: Regina Filmes, com participação do CPCE da Universidade de Brasília, Pólo de Cinema e Vídeo de Brasília, Finep, IBAC, Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal de Paracatu, Riofilme. Rio de Janeiro: Sagres, 1994.
SOUZA, Eneida Maria de. Paisagens Pós-Utópicas. In: Utopias. Sentidos Minas Margens. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1993. p. 147-154.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1996 Mariângela Andrade Paraizo (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).