O Mundo do Poder e o Poder da Palavra: Uma Leitura da Ficção de Delillo
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.5..69-94Resumo
Este trabalho analisa alguns textos do romancista contemporâneo Don DeLillo, cuja obra Paul Auster diz ser fundamental para compreender a sociedade norte-americana neste fim de século. Nele pretende-se assinalar a natureza dos temas de sua obra e a relevância dos mesmos para um mundo globalizado, destacando-se os tópicos sobre o poder militar, o terrorismo e o poder do capital, tratando, em especial, a hegemonia das linguagens do poder e a resistência a elas.Downloads
Referências
BAKHTIN, M. M. The Dialogic Imagination: Four Essays. Ed. Michael Halquist. Austin: University of Texas Press, 1981.
BRADBURY, Malcolm. Neorealist Fiction. Columbia History of the American Novel. New York: Columbia University Press, 1991.
BRYANT, Paula. Discussing the Untellable: Don DeLillo’s the Names. Critique, v. 29, n. 1, p. 16-30, Fall 1987.
CROWTHER, Hal. Clinging to the Rock: A Novelist's Choices in the New Mediocracy. In: LENTRICCHIA, Frank, ed. Introducing Don DeLillo. Durham: Duke University Press, 1991, p. 83-98.
DECURTIS, Anthony. An Outsider in this Society: An Interview with Don DeLillo. In: LENTRICCHIA, Frank, ed. Introducing Don DeLillo. Durham: Duke University Press, 1991, p. 43-66.
DELILLO, Don. Americana. New York: Pocket Books, 1973 [1971].
DELILLO, Don. End Zone. New York: Penguin, 1986 [1972].
DELILLO, Don. Mao II. New York: Penguin, 1991.
DELILLO, Don. Running Dog. New York: Knopf, 1978.
DELILLO, Don. The Names. New York: Vintage, 1989 [1982].
DELILLO, Don. White Noise. New York: Viking, 1985.
FOSTER, Dennis. Alphabetic Pleasures: The Names. In: LENTRICCHIA, Frank, ed. Introducing Don DeLillo. Durham: Duke University Press, 1991, 157-173.
GUARESCHI, Pedrinho, et alii. Comunicação e Controle Social. Petrópolis: Vozes, 1991.
JAMESON, Fredric. Review of the Names. Minnesota Review, n. 22, p. 116-122, Spring 1984.
JOHNSTON, John. Generic Difficulties in the Novels of Don DeLillo. Critique, v. 30, n. 4, p. 261-275, Summer 1989.
KELLNER, Douglas. Jeon Boudrillard: From Marxism to Postmodernism and Beyond. Stanford: Stanford University Press, 1989.
LECLAIR, Tom. An Interview with Don DeLillo. Contemporary Literature, v. 23, n. 1, p. 19-31, Winter 1982.
LECLAIR, Tom. In the Loop: Don DeLillo and the Systems Novel. Urbana: University of Illinois Press, 1987.
LENTRICCHIA, Frank, ed. Introducing Don DeLillo. Durham: Duke University Press, 1991.
MCCLURE, John. Postmodern Romance: Don DeLillo and the Age of Conspiracy. In: LENTRICCHIA, Frank, ed. Introducing Don DeLillo. Durham: Duke University Press, 1991, p. 99-115.
MORRIS, Matthew. Murdering Wards: Language in Action in Don DeLillo's the Names. Contemporary Literature, v. 30, n. 1, p. 113-127, Spring 1989.
OSTEEN, Mark. Against the End: Asceticism and Apocalypse in Don DeLillo's End Zone. Papers in Language and Literature, v. 26, n. 1, p. 143-163, Winter 1990.
POSTER, Mark. Foucault and the Problem of Self-Constitution. Foucault and the Critique of Institutions. Ed. John Caputo and Mark Young. University Park: Penn State University Press, 1993.
RUSHDIE, Salman. Is Nothing Sacred? Granta, n. 31, Spring 1990.
SALTZMAN, Arthur. The Figure in the Static: White Noise. Modern Fiction Studies, v. 40, n. 4, p. 807-826, Winter 1994.
SCANLAN, Margaret. Writers Among Terrorists: Don DeLillo’s Mao II and the Rushdie Affair. Modern Fiction Studies, v. 40, n. 2, p. 229-251, Summer 1994.
SHAPIRO, Michael. Reading the Postmodern Polity: Political Theory as Textual Practice. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1992.
WILLIAMS, Raymond. Problems in Materialism and Culture: Selected Essays. London: Verso, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1997 Tom Burns (Autor)
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).