Duas poéticas, dois olhares sobre o Barroco
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.6..91-109Resumo
Resumo: Este ensaio pretende estudar relações existentes entre as poéticas de Affonso Ávila e Haroldo de Campos no contexto da poesia contemporânea, compreendendo o sentido que o Barroco adquiriu em suas produções criativas e críticas.
Palavras-chave: experimentalismo, poesia concreta, Barroco, poesia crítica
Downloads
Referências
"30 ANOS DA SEMANA NACIONAL DE POESIA DE VANGUARDA – 1963/93". Belo Horizonte: Prefeitura Municipal: Secretaria de Cultura, 1993.
ÁVILA, Affonso. Código de Minas & Poesia Anterior. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969.
ÁVILA, Affonso. Código de Minas. Rio de Janeiro: Livraria Sette Letras Ltda, 1997.
ÁVILA, Affonso. Do Barroco ao modernismo: o desenvolvimento cíclico do Projeto Literário Brasileiro. In: ÁVILA, Affonso (org.). O Modernismo. São Paulo: Perspectiva, 1975. Stylos, 1.
ÁVILA, Affonso. O lúdico e as projeções do mundo barroco. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1994. 2 vol. Debates, 35.
ÁVILA, Affonso. O poeta e a consciência crítica. 2. ed. São Paulo: Summus Editorial, 1978.
ÁVILA, Affonso. Resíduos seiscentistas em Minas. Belo Horizonte: Centro de Estudos Mineiros, 1967. 2 vol.
BARBOSA, Waldemar de A. Negros e quilombos em Minas. Belo Horizonte: [s.e.], 1972.
CAMPOS, Haroldo de. A arte no horizonte do provável. In: CAMPOS, Haroldo de. A arte no horizonte do provável. São Paulo: Perspectiva, 1977. Debates, 16. p. 15-32.
CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem e outras metas. São Paulo: Perspectiva, 1992.
CAMPOS, Haroldo de. O sequestro do barroco na formação da literatura brasileira: o caso Gregório de Matos. Salvador: Fundação Casa de Jorge Amado, 1989.
CAMPOS, Haroldo de. Uma arquitextura do barroco. In: CAMPOS, Haroldo de. A operação do texto. São Paulo: Perspectiva, 1976. p. 139-150.
CAMPOS, Haroldo de. Xadrez de estrelas. São Paulo: Perspectiva, 1976.
CÂNDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira – momentos decisivos. São Paulo: Martins Editora, 1981, vol. I.
CÂNDIDO, Antonio. O discurso e a cidade. São Paulo: Duas Cidades, 1993.
CASTRO, E. M. de Melo e. O próprio poético: ensaio de revisão da poesia atual. São Paulo: Quíron, 1973.
MATOS, Gregório de. Antologia poética. Sel. Walmir Ayala. Rio de Janeiro: Ediouro, 1991.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. História literária e julgamento de valor. In: Anais do 2° Congresso da Abralic. Belo Horizonte: Abralic, vol. 1, 1991. p. 141-151.
SILVA, Rogério Barbosa da. O lúcido jogo do revés: metalinguagem poética e crítica literária em Affonso Ávila. Belo Horizonte: Faculdade de Letras – UFMG, 1997. 175 p. Dissertação de mestrado.
SOUZA, Laura de Mello. Discurso histórico e político sobre a sublevação que nas Minas houve no ano de 1720. Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 1994.
TENDÊNCIA. Belo Horizonte: Imprensa da Universidade de Minas Gerais, n. 4, 1962.
TORRES, João Camilo de Oliveira. História de Minas Gerais. Belo Horizonte, [s. e.] 1961.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1998 Rogério Barbosa da Silva (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).