O teatro comparado: Sartre leitor dos clássicos
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.7..168-186Palavras-chave:
teatro sartriano, tragédia, mito grego, théâtre sartrien, tragédie, mythe grec.Resumo
Resumo: Leitura semiológica de um episódio da peça do escritor filósofo Jean-Paul Sartre, Les mouches, baseada no método comparativo, buscando estabelecer relações entre a versão sartriana do mito de referência grego, de Orestes e Electra, e as desenvolvidas pelos tragediógrafos gregos, do séc. V a.C., Sófocles, Ésquilo e Euripedes. Através deste confronto, será analisada a originalidade da versão de Sartre, transformada em função do momento sócio-histórico-político contemporâneo e da filosofia existencialista.
Palavras-chave: teatro sartriano; tragédia; mito grego.
Résumé: Proposition de lecture d’un·passage de la piece de Sartre, Les mouches, fondée sur la méthode comparative, tout en établissant des rapports entre la version sartrienne du mythe de référence grec, d’Oreste et d’Electre, et celles developpées par les tragédiographes grecs, du Ve. siècle av. J.-C., Sophocle, Eschyle et Euripide. A partir de cette confrontation, on essayera de mettre en lumiere l’originalité de la version sartrienne, transformée en fonction du moment socio-historique-politique actuel et de la philosophie existentialiste.
Mots-clés: théâtre sartrien; tragédie; mythe grec.Downloads
Referências
AGULHON, Maurice; SCHOR, Ralph; NOUSCHI, André. La France de 1940 à nos jours. Paris: Nathan, 1988.
BARTHES, Roland. Le plaisir du texte. Paris: Seuil, 1973.
BRUNEL, Pierre. Pour Électre. Paris: Armand Colin, 1982.
CAMUS, Albert. La peste. Paris: Gallimard, 1947.
CAMUS, Albert. Conférence prononcée à Athenes sur l’avenir de la tragédie. In: ______. Théâtre, récits et nouvelles. Paris: Gallimard, 1962.
DOMENACH, Jean-Marie. Le retour du tragique. Paris: Seuil. 1967.
ÉSQUILO. Oréstia. Rio de Janeiro: Centro de Documentação e Letras da Universidade Santa Úrsula, 1976.
EURÍPIDES. Electra, Alceste, Hipólito. Rio de Janeiro: Tecnoprint, [s.d.].
GOLDMANN, Lucien. Structures mentales et création culturelle. Paris: Antropos, 1970.
JEANSON, Francis. Sartre dans sa vie. Paris: Seuil, 1974.
MUELLER, Fernand-Lucien. Lirrationalisme contemporain. Paris: Payot, 1970.
ROMILLY, Jacqueline de. La tragédie grecque. Paris: PUF, 1973.
SARTRE, Jean-Paul. La nausée. Paris: Gallimard, 1938.
SARTRE, Jean-Paul. Lêtre et le néant. Paris: Gallimard, 1943.
SARTRE, Jean-Paul. Lexistentialisme est un humanisme. Paris: Gallimard, 1946.
SARTRE, Jean-Paul. Huis elos suivi deLes mouches. Paris: Gallimard, 1947.
SARTRE, Jean-Paul. Situations II. Paris: Gallimard, 1948.
SÓFOCLES. Electra. Trad. Irmã Maria da Eucaristia Daniellou. Rio de Janeiro: Associação Universitária Santa Úrsula- Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras, 1975.
WATHELET, Jean-Marc. Dictons de bêtes, des plantes et des saisons. Le français retrouvé. Paris: Librairie Eugene Bel in, 1987. v.13.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Deise Quintiliano Pereira (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).