O teatro tropismal de Nathalie Sarraute
DOI:
https://doi.org/10.17851/2317-2096.7..248-257Palavras-chave:
teatro, Nathalie Sarraute, tropismos, Nouveau Roman, théâtre, tropismes.Resumo
Resumo: Este texto tem por objetivo o estudo do teatro de Nathalie Sarraute no qual se analisam dois aspectos singulares de sua escrita: a presença de sujeitos fragmentados, expondo se numa estrutura dramática, e a busca do re-sentido daquilo que ela nomeou de tropismos.
Palavras-chave: teatro; Nathalie Sarraute; tropismos; Nouveau Roman.
Résumé: Ce texte a pour but l’étude du théâtre de Nathalie Sarraute ou sont analysés deux aspects singuliers de son écriture: la présence des sujets fragmentés qui s'exhibent dans une structure dramatique, et la recherche de ce qu’elle a nomé tropismes.
Mots-clés: théâtre; Nathalie Sarraute; tropismes; Nouveau Roman.
Downloads
Referências
ALBERES, René-Marill. Le roman aujourd’hui: 1960-1970. Paris: Albin Michel, 1970.
ARTAUD, Antonin. Le théâtre et son double. Paris: Gallimard, 1983. (Idées, 114).
BENMUSSA, Simone. Nathalie Sarraute, qui êtes-vous? (conversations avec Simone Benmussa). Lyon: La Manufacture, 1987.
BENVENISTE, Émile. Problemas de Lingüística Geral. Trad. Maria da Glória Novak e Luiza Neri. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976.
CALIN, Françoise. La vie retrouvée, étude de l'oeuvre romanesque de Nathalie Sarraute. Paris: Minard, 1976.
GOLDMANN, Lucien. Pour une sociologie du roman. Paris: Gallimard, 1964. 229p.
JANVIER, Ludovic. Une parole exigeante. Paris: Minuit, 1964. 188p.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. O novo romance francês. São Paulo: São Paulo, 1966. 161p. (Coleção Buriti, 13)
RYKNER, Arnaud. Des tropismes de l’acteur à l’acteur des tropismes. Revue des Sciences Humaines, Lille, n. 217, p. l39-147, 1990-1991.
SARRAUTE, Nathalie. Disent les imbéciles. (Romance). Paris: Gallimard, 1984.
SARRAUTE, Nathalie. Elle est là suivi de C’est beau. (Teatro). Paris: Gallimard, 1978.
SARRAUTE, Nathalie. Isma. (Teatro). Paris: Gallimard, 1970.
SARRAUTE, Nathalie. L’Ere du Soupçon; essais sur le Roman. (Ensaio). Paris: Gallimard, 1956.
SARRAUTE, Nathalie. L’usage de la parole. (Romance). Paris: Gallimard, 1983.
SARRAUTE, Nathalie. Le silence suivi de Le mensonge. (Teatro). Paris: Gallimard, 1978.
SARRAUTE, Nathalie. Portrait d'un inconnu. (Romance.) Paris: Gallimard, 1983.
SARRAUTE, Nathalie. Pour un oui et pour un non. (Teatro.) Paris: Gallimard, 1982.
SARRAUTE, Nathalie. Tropismes. (Romance.) Paris: Ed. de Minuit, 1957.
RICARDOU, Jean. Nouveau roman, tel quel. Poétique, Paris, n. 4, p. 433-54, 1970.
RICARDOU, Jean. Pour une théorie du nouveau roman. Paris: Seuil, 1971.
RICARDOU, Jean. Problemes du nouveau roman. Paris: Seuil, 1967.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Renato de Mello (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).